Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA RAMALHO SARMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA RAMALHO SARMENTO
DATA : 04/11/2016
LOCAL: Auditório do CT/UFRN

A QUALIDADE AMBIENTAL DOS ESPAÇO LIVRES NOS CAMPI CENTRAIS DA UFPB E UFRN: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO.

Qualidade ambiental; Sistema de espaços livres; Ambiente universitário.

Em resposta às políticas nacionais para o setor, os campi de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras proliferam a partir da década de 1960/70, se desenvolveram lentamente durante a segunda metade do século XX e, na última década, passaram por intensas mudanças na estrutura física, as quais podem vir a incidir sobre sua qualidade ambiental (QA) e, consequentemente, sobre a qualidade de vida (QV) da população usuária: alunos, professores, funcionários e visitantes. Considerando essa problemática, a tese toma como objeto de estudo a QA proporcionada pelo sistema de espaços livres (SEL) de campi de IFES e sua relação com a QV dos seus usuários. Para tanto, foram trabalhados campi situados no Nordeste brasileiro. Um olhar inicial sobre as IFES produziu a pergunta de partida que conduz esta pesquisa: Os espaços livres (ELs) das IFES oferecem QA e, consequentemente, QV aos seus usuários? Respondendo provisoriamente a essa questão, as hipóteses trabalhadas indicam que: a) A QA do SEL das IFES não atende aos anseios dos seus usuários, oferecendo ELs pouco atrativos à comunidade; b) Após crescente ocupação, o SEL das IFES apresenta poucos e dispersos ELs, com QA inadequada; c) A QA do SEL dos campi das IFES pesquisadas não oferece características que contribuam para a QV dos usuários. A fim de empreender a discussão necessária à investigação, o objetivo geral desse estudo é compreender o SEL de universidades federais do Nordeste brasileiro, visando traçar diretrizes para promover sua QA. Subsidiando a investigação, a atividade empírica tem como recorte espacial dois campi: o Campus I da UFPB e o Campus Central da UFRN, com relação aos quais foram delimitados os objetivos específicos: a) Verificar como se deu a ocupação do espaço nos campi em estudo e os seus ELs remanescentes; b) Identificar a compreensão dos usuários sobre os SEL das IFES pesquisadas, de modo a avaliar a adequação destes espaços às suas necessidades/aspirações; c) Caracterizar o SEL existente, seu uso atual e potencialidades; d) Analisar dimensões significativas para a manutenção da QA do SEL; e) Indicar ELs que devem manter sua condição atual, livres da ocupação urbana; f) Definir estratégias de ordenação do sistema.  Nesse contexto, metodologicamente a tese se apoia em revisão bibliográfica sobre os temas: campus universitário, sistema de espaços livres, qualidade de vida e qualidade ambiental. Empiricamente a investigação corresponde a um estudo de caso múltiplo, utilizando como estratégia de pesquisa a Avaliação Pós Ocupação efetuada por meio de abordagem multimétodos, que, para além da geração de um vasto diagnóstico, pretende refletir sobre o SEL em um novo recorte, o ambiente universitário. Esse documento de qualificação/pré-defesa apresenta os principais resultados do primeiro estudo empírico (UFPB) e dá indicações para a continuidade do trabalho, a ser concluído no semestre 2017.1.

Presidente - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Interno - 347627 - VIRGINIA MARIA DANTAS DE ARAUJO