Banca de DEFESA: MARIA DE FATIMA TORRES JÁCOME

DISCENTE: MARIA DE FATIMA TORRES JÁCOME
DATA: 29/01/2016
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

INTEGRAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DE PROJETO: O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE POTIGUAR DE MOSSORÓ/RN

Interdisciplinaridade. Integração. Ensino de projeto de arquitetura.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

A formação em Arquitetura e Urbanismo com sua característica generalista envolve, em sua natureza, conhecimentos de diversas áreas (tecnologia, teoria, história, representação, projetação), sendo o espaço da concepção projetual o local onde a síntese destes conhecimentos se reflete de forma mais clara. Acreditamos que o trabalho integrado nos currículos de arquitetura pode proporcionar uma visão global do projeto, contribuindo assim para uma melhor formação do arquiteto. O presente trabalho se propõe a refletir sobre o papel da integração e a interdisciplinaridade no ensino de projeto de arquitetura. Este tema vem sendo trabalhado de forma recorrente por críticos na área de ensino de projeto e nos eventos da área como os seminários do Projetar, sendo destacada por vários autores a busca da integração como uma postura pedagógica essencial ao ensino de projeto. O trabalho pretende contribuir para uma reflexão e conscientização dos envolvidos na importância da integração nos processos de projetos do curso de arquitetura. Para isto analisamos as potencialidades e limites deste processo no Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Universidade Potiguar (UnP) de Mossoró, que possui a integração e interdisciplinaridade  registrada desde o Projeto Pedagógico do Curso. Esta análise será realizada através da observação do desenvolvimento do “trabalho interdisciplinar” da quinta série durante o semestre de 2014.1. A pesquisa diz respeito a um estudo exploratório de natureza qualitativa que pretende investigar temas específicos sobre o ensino/aprendizagem de projeto de arquitetura e sobre a integração nos cursos de arquitetura, seguindo de uma observação não participativa nas aulas de projeto de arquitetura na quinta série do CAU/UnP/Mossoró e análise dos produtos finais, que seriam os trabalhos da última unidade do semestre, chamados de “trabalhos Interdisciplinares”. Foram também aplicados, via e-mail, e analisados, questionários com os professores que participaram do processo. A reflexão corrobora diversas outras já realizadas no sentido de identificar as dificuldades inerentes à aplicação destes princípios de forma satisfatória. Ressalta-se, contudo, que a interdisciplinaridade, de fato, vai muito além da integração e é ainda mais difícil de ser alcançada. Além de um projeto pedagógico que incorpore estes princípios, como é o caso do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNP-Mossoró, faz-se necessário a adesão completa por parte do corpo docente e discente desta filosofia de ensino.

Externo à Instituição - AMELIA DE FARIAS PANET BARROS - UFPB
Interno - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Presidente - 1672030 - NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 15/12/2015 15:45