Banca de QUALIFICAÇÃO: GIULIANO ORSI MARQUES DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIULIANO ORSI MARQUES DE CARVALHO
DATA: 14/12/2015
LOCAL: Sala de aula do PPGAU/UFRN

UM OLHAR SOBRE O ALUNO INICIANTE EM ARQUITETURA E URBANISMO: IDEIAS PROJETUAIS, REPERTÓRIO ARQUITETÔNICO E PERCEPÇÃO DO AMBIENTE

ensino de projeto arquitetônico; percepção ambiental; aluno iniciante; background; experiência ambiental; percepção ambiental.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

A tese investiga elementos que possam subsidiar o ensino de Projeto nos primeiros semestres do curso de Arquitetura e Urbanismo (AU) levando em consideração o conhecimento prévio do alunado, entendido como potencial ponto de partida para o processo educativo nesse campo frente à importância de fomentar a ampliação do background dos estudantes iniciantes (EIs). Com base nessa premissa, pergunta-se: Como os conhecimentos prévios dos alunos, adquiridos por meio de suas experiências (espaciais, principalmente), são trabalhados nas disciplinas iniciais do curso? Quais os enfoques mais apropriados para realizar essas leituras? Pode o ensino de projeto tirar proveito dessas informações incorporando-as ao processo de ensino-aprendizagem na área? Dada a amplitude destas questões, assumimos o caráter exploratório do estudo, tomando como hipóteses de trabalho que: (i) é possível investigar as singularidades existentes em grupos/turmas de EIs em AU, as quais podem ser evidenciadas, sobretudo, pela sua percepção do lugar de procedência/vivência cotidiana e pelos desenhos/textos produzidos pelos estudantes; (ii) atualmente as ementas de disciplinas introdutórias de projeto pouco contemplam tais singularidades; (iii) o contato com estas informações pode favorecer uma adequada abordagem deste alunado pelos docentes. Nosso objetivo principal é dar subsídios para a construção de diretrizes para disciplinas de introdução ao ensino de projeto de arquitetura em cursos de AU. São objetivos específicos: (i) entender como o estudo do conhecimento precedente dos EIs se insere nas ementas das disciplinas iniciais de projeto de cursos de AU brasileiros; (ii) compreender os olhares dos docentes de disciplinas iniciais de projetação sobre esse conhecimento; e (iii) investigar os conhecimentos prévios de EIs de AU por meio da compreensão de sua origem, ambientes de vivência, repertório e preferências arquitetônicas. Nesse contexto, metodologicamente a tese se apoia em revisão bibliográfica nos campos do ensino de AU, da pedagogia e disciplinas suplementares, como psicologia ambiental, filosofia, sociologia e história. Empiricamente foram desenvolvidos dois estudos autônomos. O primeiro investigou 54 cursos públicos de AU brasileiros a fim de identificar relações entre as disciplinas de caráter introdutório, as qualificações/perfis dos docentes e suas opiniões sobre a o background dos EIs e o modo de considerá-lo nas disciplinas de iniciação projetual. O segundo assumiu o formato de estudo-de-casos-múltiplos realizados com EIs de quatro diferentes escolas de arquitetura, nos quais se investigou sua a leitura sobre o ambiente onde vivem e alguns produtos (desenhos e textos) executados em atelier. Esse documento de qualificação/pré-defesa apresenta os principais resultados dos dois estudos empíricos e dá indicações para a continuidade do trabalho, a ser concluído no semestre 2016.1.

Externo à Instituição - FLAVIO DE LEMOS CARSALADE - UFMG
Interno - 1720813 - GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS