Banca de DEFESA: LUIZA MARIA MEDEIROS DE LIMA

DISCENTE: LUIZA MARIA MEDEIROS DE LIMA
DATA: 16/10/2015
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

O OLHAR DAS INSTITUIÇÕES DE PREVIDÊNCIA SOBRE A CASA E A CIDADE: PROMOÇÃO, FINANCIAMENTO E AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

História da política habitacional; Instituto de Aposentadoria e Pensão; avaliação de imóveis.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

Os investimentos em moradia realizados pelas Caixas e Institutos de Aposentadoria e Pensões em Natal, entre as décadas de 1930 e 1960, viabilizou a liberação de crédito para construção e compra de casas, que contribuíram para dinamizar o mercado imobiliário natalense, em processo de consolidação à época. Inseridas numa primeira proposta de política pública com abrangência nacional delineada para habitação social no país, essas ações demandaram a criação de uma série de estruturas descentralizadas, sobretudo nas capitais, vinculadas aos Escritórios Centrais no Rio de Janeiro. Nas agências locais, uma rede de profissionais desenvolviam atividades variadas, que iam desde a concepção e construção de empreendimentos até o estudo rotineiro de propostas de financiamento de unidades isoladas. Esse contexto traz à lume a avaliação de imóveis, operada na escala local, como elemento essencial à efetivação da política, permitindo a produção e a troca de dados sobre o valor de mercado das propriedades, fundada sobre a observação e interpretação dos espaços de residência de diferentes grupos sociais, da cidade e de seus bairros. Dessa forma, objetiva-se contribuir para o entendimento da operacionalização dessas ações imobiliárias na legitimação de ponderações sobre o espaço urbano e as residências disponibilizadas aos trabalhadores na capital potiguar. As fontes primárias principais foram as fichas de avaliação imobiliárias dos processos prediais das CAP/IAP, arquivados no INSS-RN e sistematizados em parte no Banco de Dados Empreendimentos do HCURB. Tendo como fontes auxiliares jornais da época, entrevistas e registro fotográfico in loco, foi possível refletir sobre a construção de imagens fragmentadas da cidade, em função dos interesses de investimentos particulares, dos associados, e com a produção direta das instituições – enquanto autarquias corporativas de seguro social. Isso converge para um entendimento do papel dos engenheiros avaliadores no âmbito dessas instituições. As técnicas e os profissionais de avaliação vinculados a ela podem ser vistos, nesse sentido, como parte de um sistema técnico-operacional que se estrutura sobre uma matriz de valores preconcebidos acerca dos significados da “casa”. A busca por essa “essência científica” da avaliação, mais a eficiência para a manipulação de sistemas de crédito e investimento, mostram como estes órgãos, tanto marcam como representam, até certo ponto, as faces contraditórias de um grande esforço coletivo de construção de um “Brasil moderno-industrial” e do “novo homem trabalhador brasileiro”.

Presidente - 347654 - ANGELA LUCIA DE ARAUJO FERREIRA
Interno - 1720813 - GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS
Externo à Instituição - MARLICE NAZARETH SOARES AZEVEDO - UFF
Externo à Instituição - WANI FERNANDES PEREIRA - UFRN