Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL LEOPOLDINO PAULO DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL LEOPOLDINO PAULO DE MEDEIROS
DATA: 15/09/2015
HORA: 09:30
LOCAL: Sala do Grupo de Pesquisa do HCUrb, prédio do Centro de Tecnologia (CT)
TÍTULO:

A Cidade Interligada: as redes técnicas de transporte sobre trilhos e a produção do espaço urbano em Natal e João Pessoa (1900-1930)


PALAVRAS-CHAVES:

Produção do espaço, agentes sociais, ferrovias, sistemas de bondes.


PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

A produção do espaço é um processo cujas bases são físico-territoriais e que resulta da atuação de agentes sociais diversos em diferentes âmbitos. As redes férreas potiguar e paraibana foram elementos primordiais no fortalecimento das capitais Natal e João Pessoa no contexto de suas respectivas redes urbanas. Permitiram o deslocamento da produção do interior aos portos de escoamento dessas cidades, contribuindo à dinamização de suas economias. Ao se instalarem nos ambientes intraurbanos, tanto os trilhos quanto os complexos ferroviários – estação, oficinas, escritórios – impactaram o processo de ocupação residencial e de distribuição do comércio, indústria e serviços. Concomitantemente, a cidade nordestina que se modernizava ampliava a distribuição de redes técnicas de água, saneamento, transportes urbanos e eletricidade. Os sistemas de bondes se tornaram responsáveis pelos deslocamentos cotidianos das populações dessas capitais se interpondo sobre a trama viária existente, ocasionando tanto o agenciamento de áreas antes isoladas como fomentando a construção de novas edificações em áreas pouco ocupadas.  Ambas essas redes técnicas de transporte foram idealizadas e concretizadas a partir da ação de indivíduos e grupos de indivíduos das esferas política, econômica e técnica, que apresentavam interfaces significativas. Tomando como base essas acepções, chega-se à seguinte questão de pesquisa: Como as ações dos empreendedores das ferrovias e linhas de bonde influenciaram os processos de ocupação urbana e distribuição dos grupos sociais nas cidades de Natal e João Pessoa durante as três primeiras décadas do século XX? Partimos de duas hipóteses principais que nos permitem responder a essa pergunta: 1) Os agentes sociais idealizadores e promotores dos sistemas de bondes e ferrovias se relacionavam entre si, a partir de relações oligárquicas de poder público e da participação nas companhias prestadoras dos serviços, e contribuíram à materialização de uma estrutura urbana diferenciada socioespacialmente, a partir do privilégio valorativo resultante da espacialização das infraestruturas em certas porções da cidade em detrimento de outras; e 2) certos padrões socioespaciais estabelecidos por esse processo se perpetuam na cidade atual, embora as demandas infraestruturais dos novos meios de transportes (ou seja, dos automóveis), venham atender essa distribuição diferenciada pré-estabelecida, engendrando novas relações de produção espacial tanto nas referidas áreas como em zonas de expansão. Dessa forma, objetivamos compreender o papel desempenhado pela implantação das redes técnicas na configuração intraurbana de cidades nordestinas. As fontes de dados empíricos a serem utilizadas estão de acordo com os diferentes âmbitos dos agentes que serão analisados: Relatórios do Ministério de Viação e Obras Públicas, Relatórios e Mensagens de Província e Governo Estaduais, Relatórios das Intendências e Prefeituras Municipais, Relatórios dos órgãos prestadores de serviços (Companhias Ferro-Carril de Natal e da Paraíba, Estradas de Ferro Central do Rio Grande do Norte, Natal a Nova Cruz e Conde D’Eu, na Paraíba); Relatórios das Associações e Juntas Comerciais das respectivas cidades estudadas e as Cartas de Aforamento Municipais das três primeiras décadas do Século XX. Essas últimas nos permitirão, uma vez cruzando suas informações com os traçados dos caminhos férreos, estabelecer relações valorativas a partir da comparação de contextos de áreas atendidas e não atendidas pelos sistemas. Far-se-á uso também de iconografia e cartografia de época, além dos periódicos do período, complementando as informações oficiais mencionadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347654 - ANGELA LUCIA DE ARAUJO FERREIRA
Externo à Instituição - DORALICE SÁTYRO MAIA - UFPB
Interno - 1720813 - GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS

Notícia cadastrada em: 08/09/2015 14:51
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