Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA AZEVÊDO DE LIMA

Acessibilidade; Design Universal; NBR9050; Banheiros

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

Em face das múltiplas restrições de mobilidade permanentes ou temporárias vivenciadas pela população, entende-se que o Design Universal deve ser praticado em qualquer circunstância. Não obstante, no contexto brasileiro percebe-se que ele ainda está pouco incorporado à prática profissional, o que se torna ainda mais preocupante ao se verificar a existência de normas nacionais nesse campo há dez anos. Diante desse paradoxo, questiona-se: “A forma como a acessibilidade vem sendo abordada, prioritariamente através de legislações e normas técnicas, é um caminho adequado para a obtenção do Design Universal?”. Partindo dessa indagação, o objetivo geral da dissertação é verificar a adequação entre as exigências legais de acessibilidade e os princípios de Design Universal, no que diz respeito às soluções adotadas em banheiros públicos. A escolha do banheiro público deveu-se à sua importância na satisfação de necessidades básicas e na manutenção da dignidade da pessoa humana, que não podem ser alcançadas caso não haja a garantia de autonomia, privacidade e usabilidade. A dissertação recorrerá ao estudo bibliográfico e ao trabalho de campo que, a partir de multimétodos, abrangerá o ponto de vista técnico (profissional) e o ponto de vista perceptivo (dos usuários). No estudo técnico foi aplicada uma matriz de avaliação de Design Universal, elaborada pela autora a partir de bibliografia especializada. Para o estudo perceptivo recorreu-se a tarefas acompanhadas - metodologia inspirada no passeio acompanhado (DISCHINGER, 2000; RHEINGANTZ et al, 2009), tendo como participantes nove pessoas com diferentes perfis (em cadeira de rodas, com deficiência visual, ostomizado, muletante, idoso, obeso, anão, grávida e sem qualquer tipo de restrição) - e a grupos focais, para aprofundamento da análise. Entende-se que a análise comparativa dos resultados obtidos por meio destas abordagens avaliativas permitirá uma resposta adequada à questão de pesquisa. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética da UFRN e aprovado por ele, o que permitiu o início do trabalho de campo. Nessa qualificação são apresentados os resultados parciais da atividade de campo realizada até agosto/2015 com 04 dos participantes escolhidos.

Externo à Instituição - ANGELINA DIAS LEÃO COSTA - UFPB
Presidente - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI