Banca de DEFESA: SANDERSON CARVALHO SOUZA DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SANDERSON CARVALHO SOUZA DE MEDEIROS
DATA: 26/01/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

Integração de Projeto de Arquitetura e Estruturas no ensino através de BIM: uma abordagem dos cursos de arquitetura e urbanismo da UFRN e da UFPB.


PALAVRAS-CHAVES:

BIM, Integração, Ensino, Projeto de Arquitetura, Projeto de Estruturas. 


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

A integração entre os projetos de arquitetura e de estrutura de edifícios constitui-se, na formação acadêmica, um dos principais desafios para o ensino do projeto de arquitetura. Estudos recentes apontam para a relevância da utilização de ferramentas computacionais em ambientes acadêmicos como importante estratégia para a referida integração. Embora nos últimos anos experiências pedagógicas utilizando BIM (Building Information Modeling) venham sendo incorporadas pelas escolas de Arquitetura, constata-se a necessidade de aprofundar procedimentos didático-pedagógicos que promovam a integração do ensino do projeto de arquitetura e de estruturas. O presente trabalho analisa diferentes experiências desenvolvidas no âmbito da UFRN e da UFPB, buscando identificar ferramentas, processos e produtos utilizados, apontando limitações e potencialidades em disciplinas ministradas nas referidas instituições. A pesquisa parte de uma revisão bibliográfica sobre o ensino de BIM e aspectos relacionados à integração dos projetos de arquitetura e estruturas. Utiliza-se de técnicas de coleta de observação direta em ateliê, da aplicação de questionários com alunos, entrevistas com professores, analisados por um método misto, qualitativo e quantitativo. Na UFRN, o âmbito do Ateliê Integrado como disciplina obrigatória no currículo, favorece a integração das disciplinas aqui estudadas, pois possibilita professores de diferentes disciplinas como consultores. Normalmente, a dificuldade é de sincronia entre os mesmos. Com relação ao uso de BIM forma usuários iniciais, modeladores BIM, capazes de extrair quantitativos automaticamente e acelerar a produção, ganhando em qualidade nos produtos, entretanto aprender a ferramenta e projetar paralelamente causa algumas dificuldades. Na UFPB, a falta de disciplinas obrigatórias sobre BIM, gera falta de conhecimento e segurança na utilização da ferramenta e dos processos, pela maioria dos alunos. Desta forma percebe-se a necessidade de um esforço maior da escola para a adoção e formação de competências BIM. Verifica-se a necessidade de maior conceituação BIM em ambas, para que se favoreçam os processos BIM e consequente melhor utilização das ferramentas, evitando a desvalorização e desuso da tecnologia, limitando-a a uma ferramenta. Considera-se a inclusão de disciplinas específicas com competências BIM mais avançadas, a partir de parcerias com cursos de engenharia e a promoção de integrações transdisciplinares que favoreçam o intercambio de culturas diferentes desde a academia.   


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Externo à Instituição - CARLOS ALEJANDRO NOME SILVA - UFPB
Externo ao Programa - 350503 - FERNANDO JOSE DE MEDEIROS COSTA
Presidente - 350497 - MARCELO BEZERRA DE MELO TINOCO
Notícia cadastrada em: 08/01/2015 14:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao