Banca de DEFESA: JOSÉ CELSO BARROS FERREIRA

DISCENTE : JOSÉ CELSO BARROS FERREIRA
DATA : 30/04/2020
LOCAL: Departamento de Educação Física - Sala 06

A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DAS DIMENSÕES DE CONHECIMENTO APRESENTADAS NA BNCC

Educação Física Escolar. Avaliação da aprendizagem. Dimensões do conhecimento. Base Nacional Comum Curricular.

A avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar encontra desafios que vão além dos presentes nos demais componentes curriculares. A forma como a área organiza e avalia a relação dos corpos dos sujeitos com os objetos de conhecimento, gera possibilidades que parecem ainda pouco compreendidas no cotidiano escolar. Para além das dimensões dos conteúdos (atitudinal, procedimental e conceitual), apresentados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a área encontra na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) outras demandas organizativas. A proposta é pensar como os estudantes se relacionam com os objetos de conhecimento, privilegiando agora oito dimensões, o que nos levou ao problema de “Como é possível estruturar uma proposta de avaliação da aprendizagem na Educação Física Escolar, contemplando as oito dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC, para uma turma do quarto ciclo do ensino fundamental de uma escola da rede pública de ensino?” Para tanto, traçamos como objetivo de pesquisa, problematizar uma experiência pedagógica na Educação Física Escolar, refletindo sobre a avaliação da aprendizagem na perspectiva das oito dimensões de conhecimento apresentadas na BNCC, para uma turma do 4º ciclo do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, apresentada como um relato de experiência, por tanto, de cunho descritivo. Foram utilizados como instrumentos de produção dos dados de pesquisa, a observação participante com auxílio do diário de campo. Ao todo, foram seis momentos formais de avaliação da aprendizagem, cada um com seu instrumento didático-metodológico específico de verificação das habilidades e uma forma de registro equivalente. Por meio da análise documental e seguindo as descrições dos roteiros de observação participante, encontramos significativas correspondências semânticas entre os conceitos defendidos no referencial teórico com as experiências realizadas em campo. Tais correspondências estão sintetizadas em princípios norteadores para a construção de instrumentos avaliativos, que apresentamos como nossos resultados, juntamente com cada instrumento em si e suas possibilidades. Esses resultados nos permitem considerar que foi possível desenvolver uma dentre muitas possibilidades de se avaliar as aprendizagens na Educação Física Escolar, contemplando as oito dimensões de conhecimento presentes na base. O presente estudo mostrou também que esse tema necessita ser apreciado por outras pesquisas que ampliem as possibilidades alcançadas aqui, sobretudo, ao que se refere as limitações e dificuldade de se estabelecer rupturas formativas ao processo de ensino e avaliação por meio de metodologias ativas, frente a manutenção organizativa da escola pública tradicional.

Presidente - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
Interno - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO