A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DA 4ª REGIÃO DE SAÚDE DO ESTADO DA PARAÍBA
Gestão do Trabalho, Educação Permanente em Saúde, Políticas Públicas.
Introdução: A gestão de trabalho em saúde tem como finalidade implementar novos modelos de organização e funcionamento dos serviços públicos de saúde do país, fazendo-se indispensável nos processos de organizações político-administrativas do Sistema Único de Saúde. Objetivo: Analisar a inserção da Educação Permanente em Saúde (EPS) presente nos instrumentos de planejamento da gestão dos municípios da 4ª Região de Saúde da Paraíba. Métodos: Trata-se de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa com natureza descritiva e exploratória. Dentre as microrregiões de saúde foi delimitada para essa pesquisa a 4ª Região de Saúde do estado da Paraíba, localizada na região do Curimataú e Seridó Paraibano, Resultados e Discussão: Dentre os materiais analisados, foram incluídos os instrumentos de Planejamento de Gestão, Planos Municipais de Saúde e de Educação Permanente em Saúde, Portarias e Resoluções, além de Relatórios de Comissão de Integração de Ensino e Serviço, de Câmara Técnica e de Conferências de Saúde e Programas de Saúde Mental, contabilizando um total de 69 documentos. Verificou-se as conferências de saúde desempenharam um papel fundamental ao fornecer uma base para gestores e equipes na elaboração de planos de saúde municipais e estaduais, com a consideração ativa dos conselhos de saúde pertinentes. Esses planos refletem uma integração significativa da Educação Permanente, incorporando ações, metas e objetivos alinhados com as deliberações desses eventos. Conclusão: A incorporação das políticas públicas de educação nos instrumentos de gestão é resultado de ações desenvolvidas nos territórios. A autonomia dos trabalhadores e usuários na definição de seus caminhos difere da perspectiva dos gestores, que podem acreditar estar controlando o trabalho apenas por meio de planilhas gerenciais e sistemas de informação.