Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIO MIRANDA ALVES

DISCENTE : CLAUDIO MIRANDA ALVES
DATA : 02/08/2024
LOCAL: Sala 04/ECT

Aplicação de Tecnologias Digitais no Ensino de Física: Experimento Simulado – PhET

Ensino de física; Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA); experimento simulado; PhET – espalhamento de Rutherford; ambientes-com-mídias.

As tecnologias e mídias digitais conectam os seres humanos e constituem uma nova forma de pensar-interagir-criar-inovar-com-tecnologias. Esta forma integrada de pensamento composta pelo homem e suas tecnologias digitais expande as capacidades do pensamento de cada indivíduo, bem como sua interação no coletivo social para solucionar problemas, criar e inovar com as tecnologias. O ambiente de ensino (escola) e os profissionais da educação, neste contexto, devem assumir a sua função de preparar e ensinar os seus alunos para que se apropriem das tecnologias digitais como um processo de aprendizagem. No tocante ao ensino de Física, este trabalho propõe uma abordagem sob a perspectiva do construcionismo de Seymour Aubrey Papert para direcionar o entendimento acerca do uso de tecnologias digitais no ensino de Física. De forma qualitativa, este estudo utiliza-se da plataforma digital de ensino Physics Education Technology (PhET) como ferramenta pedagógica para tratar sobre o tema da Física experimental: Espalhamento de Rutherford. O estudo com esta ferramenta digital tem como objetivo compreender, sob o ponto de vista construcionista, quais são as dificuldades pedagógicas envolvendo o uso de tecnologias digitais no ensino de Física. Por fim, este trabalho utiliza-se dos conhecimentos adquiridos neste estudo paracriar um produto educacional que consiste em uma sequência didática intitulada por Espalhamento de Rutherford: experimento simulado - PhET.

Externo ao Programa - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES - nullPresidente - 1943220 - ORIVALDO VIEIRA DE SANTANA JUNIOR
Interno - 2571630 - PAULO DANTAS SESION JUNIOR
Notícia cadastrada em: 23/07/2024 13:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao