DUETO FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA E ASTROFÍSICA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA ELETIVA PARA O ENSINO MÉDIO
Ensino de Física; Física Moderna e Contemporânea; Astrofísica; Metodologia de Contextualização da Aprendizagem.
Com o aprimoramento da ciência, surgem às dificuldades para inseri-la na sociedade, sendo o ambiente escolar o seu principal difusor. Reconhecendo a importância da educação científica, que consiste em compartilhar informações da ciência com o público geral, a fim de não ser restrita a comunidade científica, e com o intuito de fornecer subsídio teórico e metodológico de uma proposta didática útil para cumprir com as metas do ensino de Física no contexto da Educação Básica, com foco em alunos da 3ª série do ensino médio, elaboramos uma sequência didática que integra tópicos de Física Moderna e Contemporânea e Astrofísica dentro da perspectiva da Metodologia de Contextualização da Aprendizagem, baseada na problematização e resolução de problemas por meio do contexto vivencial do aluno. A fim de viabilizar a utilização por outros docentes, apresentamos um apanhado referencial, conceitual e metodológico, além de detalhes da elaboração, aplicação e análise de resultados.