Vídeo-análise: Uma alternativa honesta para o ensino do Movimento Retilíneo Uniforme
Vídeo análise, Movimento Retilíneo Uniforme, Tracker, Teoria da aprendizagem Jerome Brunner, TICs
As tecnologias da informação e comunicação (TIC) podem potencializar a aprendizagem dos conceitos físicos ensinados no ensino médio. Esse trabalho estuda o movimento retilíneo uniforme (MRU) utilizando a videoanálise. O estudo é sistematizado com uma sequência didática dividida em três momentos, totalizando seis aulas. Nesse contexto, a sequência didática permite: a abordagem histórica do cinematógrafo, a análise do movimento com imagens sequenciais, a prática experimental, utilizando dois experimentos de baixo custo, e a utilização dos aplicativos: Infinite Shot, Vernier Graphical GW e o Tracker. Com esses aplicativos é possível fazer a videoanálise do movimento vertical de uma arruela ao longo de uma haste rosqueada e de uma esfera que desloca-se dentro de uma mangueira contendo óleo, proporcionando-se, assim, uma aprendizagem potencialmente significava da cinemática do movimento a partir da experimentação. Em uma primeira aproximação, tanto a arruela quanto a esfera, movem-se em linha reta e com velocidade constante. As características do movimento desses corpos são investigadas pelos alunos com a utilização de smartphones associados às técnicas da videoanálise. Fundamentado no ensino em espiral, proposto pelo teórico Jerome Bruner, os conceitos do movimento, são visitados e re-visitados, permitindo a construção gradativa do conhecimento, passando dos aspectos mais elementares aos mais complexos.