Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS RODRIGO DE ALMEIDA CIBELLA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS RODRIGO DE ALMEIDA CIBELLA
DATA : 08/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual: meet.google.com/yyk- ktjy-uto
TÍTULO:

Cine-Física: Uma abordagem usando obras cinematográficas para o ensino de Relatividade


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Física; Relatividade; Interstellar; Metodologia dos Três Momentos;

Cinema; Aprendizagem Significativa.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O advento da Teoria da Relatividade revolucionou a compreensão do espaço-

tempo, desafiando intuições clássicas e redefinindo paradigmas da Física

Moderna. Albert Einstein, em 1905, revolucionou a física com a Teoria da

Relatividade Especial. Essa teoria estabelece que as leis da física são as mesmas

em todos os referenciais inerciais, postulando que a velocidade da luz no vácuo é

uma constante universal. Esse novo paradigma desafiou diretamente a visão

clássica do espaço e do tempo como entidades absolutas, demonstrando que ambos

são relativos ao observador e interdependentes. As implicações dessa revolução

permeiam tecnologias contemporâneas e demandam abordagens acessíveis devido

ao seu alto grau de sofisticação teórica, para o público comum, em especial os

estudantes da educação básica, que que tem como um de seus objetivos a formação

integral do indivíduo para a vida em sociedade. Nesse contexto, esta pesquisa

propõe a elaboração e aplicação de uma sequência didática para o ensino de

Relatividade no Ensino Médio, utilizando o filme Interstellar (2014) como recurso

pedagógico central, aliado à Metodologia dos Três Momentos (Delizoicov e

Angotti, 1990). A sequência problematiza conceitos mediante cenas-chave (ex.:

dilatação temporal no planeta Miller), organiza o conhecimento através de aulas

dialogadas sobre relatividade restrita/geral e aplica saberes em atividades

práticas (ex.: produção de cartazes sobre correções relativísticas em GPS e textos

argumentativos). Espera-se que os resultados obtidos a partir da aplicação do

produto educacional revelem indicativos de aprendizagem satisfatórios, que são

possíveis de observar a partir da análise dos questionários aplicados antes e após

a execução da sequência didática e com a observação de mídias articuladas pelo

próprio alunado, que apontem para uma progressão no conhecimento dos

discentes sobre os conceitos introdutórios de relatividade e física moderna e

contemporânea.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Interno - 1879244 - LEANDRO IBIAPINA BEVILAQUA
Externa à Instituição - Maria Aldinez Dantas
Notícia cadastrada em: 21/07/2025 16:28
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