Cine-Física: Uma abordagem usando obras cinematográficas para o ensino de Relatividade
Ensino de Física; Relatividade; Interstellar; Metodologia dos Três Momentos;
Cinema; Aprendizagem Significativa.
O advento da Teoria da Relatividade revolucionou a compreensão do espaço-
tempo, desafiando intuições clássicas e redefinindo paradigmas da Física
Moderna. Albert Einstein, em 1905, revolucionou a física com a Teoria da
Relatividade Especial. Essa teoria estabelece que as leis da física são as mesmas
em todos os referenciais inerciais, postulando que a velocidade da luz no vácuo é
uma constante universal. Esse novo paradigma desafiou diretamente a visão
clássica do espaço e do tempo como entidades absolutas, demonstrando que ambos
são relativos ao observador e interdependentes. As implicações dessa revolução
permeiam tecnologias contemporâneas e demandam abordagens acessíveis devido
ao seu alto grau de sofisticação teórica, para o público comum, em especial os
estudantes da educação básica, que que tem como um de seus objetivos a formação
integral do indivíduo para a vida em sociedade. Nesse contexto, esta pesquisa
propõe a elaboração e aplicação de uma sequência didática para o ensino de
Relatividade no Ensino Médio, utilizando o filme Interstellar (2014) como recurso
pedagógico central, aliado à Metodologia dos Três Momentos (Delizoicov e
Angotti, 1990). A sequência problematiza conceitos mediante cenas-chave (ex.:
dilatação temporal no planeta Miller), organiza o conhecimento através de aulas
dialogadas sobre relatividade restrita/geral e aplica saberes em atividades
práticas (ex.: produção de cartazes sobre correções relativísticas em GPS e textos
argumentativos). Espera-se que os resultados obtidos a partir da aplicação do
produto educacional revelem indicativos de aprendizagem satisfatórios, que são
possíveis de observar a partir da análise dos questionários aplicados antes e após
a execução da sequência didática e com a observação de mídias articuladas pelo
próprio alunado, que apontem para uma progressão no conhecimento dos
discentes sobre os conceitos introdutórios de relatividade e física moderna e
contemporânea.