ASTRONOMIA OBSERV ACIONAL NO ENSINO MEDIO INTEGRAL: UMA PROPOSTA PARA A COMPONENTE PRATICAS EXPERIMENTAIS
Astronomia Observacional, Três Momentos Pedagógicos, Ensino Médio
Integral.
Desde os primórdios da humanidade a prática de observar e contemplar o céu está
presente nas diversas civilizações. Os diferentes significados da observação do céu
perpassam tanto os âmbitos filosófico e histórico, quanto o científico, o que nos
mostra o rico potencial dessa temática para o ensino de astronomia. Entretanto, a
astronomia observacional percorre muitos entraves até chegar na sala de aula,
envolvendo desde a falta de experiências a olho nú, ou mesmo aquelas com o uso de
telescópios e lunetas construídas com materiais de baixo custo, por exemplo. Nesse
sentido, a presente dissertação tem como objetivo propor um produto educacional
composto de atividades práticas observacionais para trabalhar a astronomia
observacional no ensino de física do ensino médio integral potiguar. Nossa pesquisa
buscará desenvolver, implementar e avaliar um produto educacional que utiliza a
astronomia observacional como objeto de ensino para promover a curiosidade
epistemológica e um diálogo intelectual com o mundo, de acordo com as ideias de
Paulo Freire. As atividades, ainda em construção, serão propostas seguindo a
metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, visando problematizar aspectos da
observação do céu que podem ser vivenciados no cotidiano dos sujeitos envolvidos.
Dessa maneira, buscamos com nosso produto educacional desenvolver um olhar
crítico acerca da observação do céu, incentivando uma reflexão mais epistemológica
acerca do planeta em que vivemos e do cosmos.