A QUIMICA AMBIENTAL E O ENSINO DE CONCEITOS: INTERVENCOES PEDAGOGICAS EM UM ESPACO NAO FORMAL DE ENSINO
Química Ambiental; Espaço não formal; Trilhas Ecológicas
Esta pesquisa investiga a implementação de um manual pedagógico que integra atividades em sala de aula (espaço formal) com uma trilha de química (espaço não formal), utilizando experimentos práticos e a metodologia de Rotação por Estações. O objetivo é avaliar a eficácia de métodos que combinam ambientes formais e não formais para promover uma compreensão mais profunda de temas ambientais, como compostagem e efeito estufa. A trilha escolhida foi a PEROBA, localizada no Parque das Dunas, em Natal/RN. Ao longo do estudo, busca-se explorar o potencial educativo das trilhas ecológicas como ferramenta pedagógica para abordar criticamente conceitos ambientais e sustentáveis, incentivando uma Educação Ambiental envolvente e uma abordagem mais prática da Química. Espaços não formais, como as trilhas ecológicas, ampliam o contexto pedagógico, permitindo que os estudantes tenham contato direto com o objeto de estudo. Isso facilita a conexão entre os conteúdos escolares e a realidade prática, proporcionando uma visão mais crítica e abrangente do processo de aprendizagem em Química. Os participantes da pesquisa foram alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Judith Bezerra de Mello. A metodologia foi estruturada em três etapas: Sala de aula (espaço formal): aplicação de questionários introdutórios e discussões críticas sobre os temas geradores, como compostagem e efeito estufa. De um segundo momento com a execução da Trilha pedagógica (espaço não formal): paradas estratégicas ao longo da trilha PEROBA para problematizar e debater questões ambientais, como compostagem e efeito estufa, adotando uma abordagem sustentável. Logo após, retorno à sala de aula (espaço formal): síntese dos conhecimentos adquiridos na trilha, e retorno ao parque para realização dos experimentos simples que ilustram os processos de compostagem e efeito estufa. Os resultados demonstraram que a trilha PEROBA ampliou significativamente a compreensão dos estudantes sobre compostagem e suas interações com o meio ambiente, além de evidenciar a importância dos conceitos vistos e da química ambiental.