A QUIMICA AMBIENTAL E O ENSINO DE CONCEITOS: INTERVENCOES PEDAGOGICAS EM UM ESPACO NAO FORMAL DE ENSINO
Química Ambiental; Espaço não formal; Trilhas Ecológicas
Este trabalho descreve as contribuições de um manual pedagógico que integra atividades em sala de aula, na Escola Estadual Judith Bezerra (espaço formal) com/por meio de uma trilha já existente intitulada "Peroba Ecológica", localiza-se no Parque das Dunas, na cidade de Natal/RN (espaço não formal). Para a abordagem metodológica serão utilizados experimentos práticos e de baixo custo. O objetivo é avaliar a eficácia de métodos que combinam ambientes formais e não formais para promover uma compreensão mais profunda de temas ambientais, como efeito estufa, e a diferença entre calor e temperatura. Essas atividades estão diretamente ligadas aos princípios da termodinâmica, já que o fluxo de calor, as trocas de energia e os efeitos dessas interações no ambiente são temas centrais dessa área da ciência. Ao longo do estudo, busca-se explorar o potencial educativo das trilhas ecológicas como ferramenta pedagógica para abordar criticamente conceitos ambientais e sustentáveis, incentivando uma Educação Ambiental envolvente e uma abordagem mais prática da Química. O foco é avaliar como essa abordagem pode enriquecer a aprendizagem dos alunos do 2º ano do ensino médio, facilitando a conexão entre os conteúdos escolares e a realidade prática, proporcionando uma visão mais crítica e abrangente do processo de aprendizagem em Química. A metodologia foi estruturada em três etapas: Sala de aula (espaço formal): aplicação de questionários introdutórios e discussões críticas sobre os temas geradores, como efeito estufa, calor e temperatura. De um segundo momento com a execução/exploração da Trilha pedagógica (espaço não formal): paradas estratégicas ao longo da trilha PEROBA para problematizar e debater questões ambientais como efeito estufa e realizar os experimentos relacionados ao efeito estufa e a produção de um calorímetro, ambos produzidos com material de baixo custo. Logo após, retorno à sala de aula (espaço formal): síntese dos conhecimentos adquiridos na trilha, e resultados dos experimentos realizados. Os resultados demonstraram que a trilha PEROBA ampliou significativamente a compreensão dos estudantes sobre efeito estufa e suas interações com o meio ambiente, além de evidenciar a importância dos conceitos vistos e da química ambiental.