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Banca de QUALIFICAÇÃO: VERONICA PATRÍCIA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VERONICA PATRÍCIA DA COSTA
DATA : 04/10/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Container de web conferência IQ-2
TÍTULO:

A QUIMICA AMBIENTAL E O ENSINO DE CONCEITOS: INTERVENCOES PEDAGOGICAS EM UM ESPACO NAO FORMAL DE ENSINO


PALAVRAS-CHAVES:

Química Ambiental; Espaço não formal; Trilhas Ecológicas


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Esta pesquisa investiga a implementação de um manual pedagógico que integra atividades em sala de aula (espaço formal) com uma trilha de química (espaço não formal), utilizando experimentos práticos e a metodologia de Rotação por Estações. O objetivo é avaliar a eficácia de métodos que combinam ambientes formais e não formais para promover uma compreensão mais profunda de temas ambientais, como compostagem e efeito estufa. A trilha escolhida foi a PEROBA, localizada no Parque das Dunas, em Natal/RN. Ao longo do estudo, busca-se explorar o potencial educativo das trilhas ecológicas como ferramenta pedagógica para abordar criticamente conceitos ambientais e sustentáveis, incentivando uma Educação Ambiental envolvente e uma abordagem mais prática da Química. Espaços não formais, como as trilhas ecológicas, ampliam o contexto pedagógico, permitindo que os estudantes tenham contato direto com o objeto de estudo. Isso facilita a conexão entre os conteúdos escolares e a realidade prática, proporcionando uma visão mais crítica e abrangente do processo de aprendizagem em Química. Os participantes da pesquisa foram alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Judith Bezerra de Mello. A metodologia foi estruturada em três etapas: Sala de aula (espaço formal): aplicação de questionários introdutórios e discussões críticas sobre os temas geradores, como compostagem e efeito estufa. De um segundo momento com a execução da Trilha pedagógica (espaço não formal): paradas estratégicas ao longo da trilha PEROBA para problematizar e debater questões ambientais, como compostagem e efeito estufa, adotando uma abordagem sustentável. Logo após, retorno à sala de aula (espaço formal): síntese dos conhecimentos adquiridos na trilha, e retorno ao parque para realização dos experimentos simples que ilustram os processos de compostagem e efeito estufa. Os resultados demonstraram que a trilha PEROBA ampliou significativamente a compreensão dos estudantes sobre compostagem e suas interações com o meio ambiente, além de evidenciar a importância dos conceitos vistos e da química ambiental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1979810 - ALESSANDRO AUGUSTO DE BARROS FACANHA
Interna - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Interna - 1569330 - GRAZIELLE TAVARES MALCHER
Notícia cadastrada em: 27/09/2024 20:38
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