O USO DAS TICs EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA
PROMOVER O CONHECIMENTO EM TABELA PERIÓDICA
Tabela Periódica. Sequência didática. TICs. Jogos educativos digitais.
A rápida evolução tecnológica tem provocado grandes impactos no processo de
ensino-aprendizagem em sala de aula, contribuindo com a implantação de diversas formas de ensino, apoiadas em um conjunto diversificado de recursos que favorecem a utilização de mídias eletrônicas, por meio de tecnologias da informação e comunicação (TICs). Buscando alternativas que proporcionem um ensino mais prazeroso para todos os agentes em sala de aula, docentes e discentes, em relação ao estudo sobre o conteúdo Tabela Periódica, chega-se ao entendimento de que o uso de jogos digitais, com caráter educativo, podem ser a chave para potencializar a qualidade do resultado pois, por meio dos recursos oferecidos pelos jogos, o aprender adquire um viés lúdico, o que poderá deixar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e agradável. Portanto, com o objetivo de discutir a importância das TICs e de contribuir para a melhoria do estudo em Química, para o conteúdo Tabela Periódica, este trabalho buscou a utilização de estratégias metodológicas através de jogos educativos digitais, que incentivem o aprendizado dos alunos envolvidos na pesquisa. Esta foi desenvolvida em uma escola pública estadual da cidade Santa Rita-PB, para duas turmas de primeiro ano do ensino médio. A metodologia constituiu-se de uma sequência de atividades por meio de aulas expositivas, uso de mídias educacionais eletrônicas em celulares/computadores e de questionários contendo perguntas abertas e fechadas, aplicadas ao tema. A utilização dos recursos educacionais digitais, usada como proposta pedagógica neste trabalho, cumpre romper com a tradicional metodologia de ensino, objetivando a construção do conhecimento dos participantes de forma interativa, bem como promover o
desenvolvimento de habilidades e raciocínio nos alunos. As TICs utilizadas neste trabalho possibilitaram aulas motivadoras, dinâmicas e prazerosas para os alunos, os quais obtiveram ganhos significativos de aprendizagem e eficiência de tempo para resolução de problemas em Tabela Periódica. Como resultado desta pesquisa e aplicação do tema em sala de aula, foi desenvolvido um caderno didático-pedagógico como produto educacional, voltado aos professores de química do Ensino Médio.