Banca de DEFESA: ADRIANA CASSIMIRO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANA CASSIMIRO DA SILVA
DATA : 19/09/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Web Conferência.
TÍTULO:

NOS TRILHOS DE BAIXA VERDE: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO –HISTÓRICO DIGITAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

letramento histórico digital; ensino de História; História Local; memória.


PÁGINAS: 158
RESUMO:

Esta dissertação apresenta uma proposta de letramento histórico-digital voltada ao ensino
de História local, desenvolvida com estudantes do 2o ano do Ensino Médio da Escola
Estadual Antônio Gomes, localizada em João Câmara, Rio Grande do Norte. A partir da

constatação do desinteresse dos alunos pela disciplina e da dificuldade em reconhecerem-
se como sujeitos históricos, o trabalho propõe uma sequência didática que articula as

diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Tecnologias Digitais da
Informação e Comunicação (TDICs), a memória e a história local, com o objetivo de
promover a construção de uma identidade histórica crítica e situada. A proposta culmina
na criação de um memorial digital colaborativo, a partir da história do município de João
Câmara — antigo povoado de Baixa Verde — cuja origem está profundamente ligada à
expansão da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte no início do século XX. A
ferrovia impulsionou o crescimento econômico da região, voltado para o escoamento da
produção agrícola, especialmente o algodão, conectando a cidade ao porto de Natal. Esta
lógica de crescimento subordinado é compreendida à luz das ideias de Immanuel
Wallerstein sobre o sistema-mundo capitalista, que analisa as relações desiguais entre
regiões centrais e periféricas na economia global. O referencial teórico também se apoia
em Jörn Rüsen, com a noção de consciência histórica como elemento formador do sujeito;
Circe Bittencourt, Marlene Cainelli e Maria Auxiliadora Schmidt, no debate sobre o
ensino de História e sua função social; além de Pierre Lévy e Manuel Castells, nas
reflexões sobre cultura digital e sociedade em rede. A metodologia é qualitativa, com
ênfase em pesquisa bibliográfica, documental e aplicação prática da proposta pedagógica.
Os resultados apontam para o potencial das TDICs, quando aliadas a um ensino crítico e
contextualizado, para promover o engajamento discente, o uso consciente das tecnologias
e a valorização das memórias e narrativas locais como parte do processo de construção
do conhecimento histórico.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLO GUIMARÃES MONTI - UNIFESSPA
Interno - 1088824 - RAIMUNDO NONATO ARAUJO DA ROCHA
Interna - 2527334 - VANESSA SPINOSA
Notícia cadastrada em: 09/09/2025 14:34
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