NOS TRILHOS DE BAIXA VERDE: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO –HISTÓRICO DIGITAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL
letramento histórico digital; ensino de História; História Local; memória.
Esta dissertação apresenta uma proposta de letramento histórico-digital voltada ao ensino
de História local, desenvolvida com estudantes do 2o ano do Ensino Médio da Escola
Estadual Antônio Gomes, localizada em João Câmara, Rio Grande do Norte. A partir da
constatação do desinteresse dos alunos pela disciplina e da dificuldade em reconhecerem-
se como sujeitos históricos, o trabalho propõe uma sequência didática que articula as
diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Tecnologias Digitais da
Informação e Comunicação (TDICs), a memória e a história local, com o objetivo de
promover a construção de uma identidade histórica crítica e situada. A proposta culmina
na criação de um memorial digital colaborativo, a partir da história do município de João
Câmara — antigo povoado de Baixa Verde — cuja origem está profundamente ligada à
expansão da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte no início do século XX. A
ferrovia impulsionou o crescimento econômico da região, voltado para o escoamento da
produção agrícola, especialmente o algodão, conectando a cidade ao porto de Natal. Esta
lógica de crescimento subordinado é compreendida à luz das ideias de Immanuel
Wallerstein sobre o sistema-mundo capitalista, que analisa as relações desiguais entre
regiões centrais e periféricas na economia global. O referencial teórico também se apoia
em Jörn Rüsen, com a noção de consciência histórica como elemento formador do sujeito;
Circe Bittencourt, Marlene Cainelli e Maria Auxiliadora Schmidt, no debate sobre o
ensino de História e sua função social; além de Pierre Lévy e Manuel Castells, nas
reflexões sobre cultura digital e sociedade em rede. A metodologia é qualitativa, com
ênfase em pesquisa bibliográfica, documental e aplicação prática da proposta pedagógica.
Os resultados apontam para o potencial das TDICs, quando aliadas a um ensino crítico e
contextualizado, para promover o engajamento discente, o uso consciente das tecnologias
e a valorização das memórias e narrativas locais como parte do processo de construção
do conhecimento histórico.