LESSON STUDY NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENSINO DA MATEMÁTICA NO NORDESTE BRASILEIRO
Lesson Study no Nordeste do Brasil; Desenvolvimento profissional; Formação de professores; Matemática.
O processo formativo de desenvolvimento profissional da Lesson Study vem sendo amplamente utilizado no ensino da Matemática no Brasil, o que motivou a presente investigação sobre sua produção acadêmica na região Nordeste, uma vez que nossa formação acadêmica e profissional se deu nessa região. Diante disso, este estudo buscou responder ao problema de pesquisa: Como as contribuições da Lesson Study se manifestam na formação de professores, inicial e continuada, a partir de trabalhos de conclusão de curso de graduação, dissertações e teses produzidos na região Nordeste do Brasil? Objetiva-se, portanto, analisar as contribuições da Lesson Study para a formação inicial e continuada de professores de Matemática, identificadas em trabalhos de conclusão de curso de graduação, dissertações e teses produzidos na região Nordeste do Brasil. Para tanto, realizou-se buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Google Acadêmico, sendo identificados 52 trabalhos, dos quais, após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, 11 foram selecionados para análise. A análise foi conduzida pela perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), utilizando a técnica de categorização. Os resultados desta pesquisa evidenciam que a Lesson Study tem contribuído para a formação de professores, tanto inicial quanto continuada, na região Nordeste do Brasil. As dificuldades inicialmente encontradas para o planejamento colaborativo e para as reflexões das aulas dadas, foram superadas com o uso do Google Meet, que possibilitaram encontros virtuais e maior integração entre os participantes, contudo em dois dos onze trabalhos analisados encontram-se enunciados de atividades que não se configuram como problemas desafiadores, uma vez que os estudantes os encararam de maneira superficial, sem compreender plenamente o contexto, o que compromete o processo formativo da Lesson Study, embora observa-se um esforço por parte dos futuros professores e docentes em exercício para se apropriar, mantendo o aluno como elemento central da aula. Esse comprometimento evidencia uma motivação pessoal, pautada pelo desejo de contribuir para a construção de uma educação de qualidade. Constatou-se ainda que os participantes veem no ensino de Matemática colaborativo uma oportunidade concreta de transformação social. Seu engajamento revela a esperança de que seja possível promover o desenvolvimento de uma sala de aula no Nordeste do Brasil com melhores condições de vida para sua população, a partir de estudantes críticos, usando a Matemática que aprendem para além dos muros da escola. A Lesson Study nos trabalhos de conclusão de curso de graduação, dissertações e teses produzidos na região Nordeste do Brasil configurou-se, portanto, como um processo formativo de desenvolvimento profissional que levou futuros professores e docentes em exercício a refletirem sobre atitudes, práticas e competências, sendo um instrumento de mobilização e fortalecimento da identidade docente na luta por uma escola pública mais inclusiva e com um ensino e uma aprendizagem de Matemática com qualidade.