Transposição Didática com uso de Mapas Conceituais na Educação de Surdos: um estudo de caso no Curso Técnico de Controle Ambiental do IFPB
Inclusão; Educação de surdos; Transposição didática; Mapas conceituais; Controle Ambiental.
A inclusão de pessoas surdas em diferentes setores da sociedade ganha cada vez mais destaque e importância. Amparado por diversos dispositivos legais, a exemplo da Lei de Libras de 2002 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a comunidade surda tem conquistado espaços outrora excludentes. Todavia, somente o amparo legal não garante a inclusão dessas pessoas de forma satisfatória, principalmente no âmbito escolar que demanda outros fatores como infraestrutura e pessoal qualificado. Conforme evidencia a literatura, a escassez de materiais didáticos voltados para atender às necessidades da comunidade surda e a falta de experiência, formação e práticas inclusivas por parte da maioria dos profissionais que recebem esse alunado no contexto escolar, torna a inclusão um desafio ainda maior. Esse é o caso do curso Técnico de Controle Ambiental Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal da Paraíba, onde foram identificadas três surdas estudantes do quarto ano do ensino médio/técnico com necessidade da presença do tradutor intérprete de libras para tradução dos conteúdos ensinados pelo professor. Essa constatação inspirou a elaboração desta dissertação com o objetivo principal de promover a transposição didática interna, ou seja, fomentar a tríade professor-aluno-saber em um contexto de inclusão da pessoa surda. Para isso, o embasamento teórico desta pesquisa é fundamentado na Teoria da Transposição Didática, do matemático francês Yves Chevallard, e no uso de mapas conceituais sob uma perspectiva inclusiva enquanto estratégia metodológica de intervenção didático-pedagógica. A pesquisa está classificada enquanto estudo de caso associado à pesquisa-ação numa abordagem qualitativa. Dentre os principais resultados alcançados, destacamos a oficina de mapas conceituais que nos impulsionou a criar um repositório de sinais específicos para elaboração de novos mapas conceituais adaptados para Libras com o tema macro de tratamento convencional da água. Espera-se, enquanto perspectivas futuras, dar continuidade ao estudo da transposição didática interna de conceitos científicos na educação de surdos e desenvolver seu aprofundamento teórico buscando novas maneiras de minimizar perdas no processo educacional.