Níveis de domínio da orientação para comparar no pensamento lógico de professores de Matemática quando planejam situações de ensino
pensamento lógico; pensamento matemático; procedimento lógico comparar; professores de Matemática
Esta tese tem como objetivo diagnosticar os níveis iniciais de domínio da comparação como um procedimento do pensamento lógico em professores de Matemática, considerando-a uma ferramenta essencial no processo de desenvolvimento potencial dos participantes, com base no Enfoque da Atividade da Psicologia. A partir do diagnóstico inicial, foi possível identificar o desenvolvimento real dos docentes envolvidos. A experiência formativa visou promover uma melhor compreensão do procedimento lógico comparar, de modo que, ao final do processo, os professores fossem capazes de planejar situações de ensino de forma independente. A pesquisa foi realizada com oito professores de Matemática matriculados na disciplina Teoria da Aprendizagem, da Universidade Federal do Rio Grande Do Norte (UFRN). A metodologia adotada foi a experiência do diagnóstico inicial formativo utilizando como instrumentos: observação, provas pedagógicas I e II, e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada por meio da organização das respostas em quadros e protocolos, além da categorização com significado das falas dos participantes na entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram uma melhoria na compreensão da comparação como um procedimento do pensamento lógico, embora se identifique uma dificuldade na utilização sequenciada da comparação no que se refere ao modelo do objeto.