Banca de DEFESA: FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO RONALD FEITOSA MORAES
DATA : 30/08/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Sala do Google Meet
TÍTULO:

LETRAMENTO EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA: O TRABALHO COLETIVO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E EMANCIPAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES

 


PALAVRAS-CHAVES:

Tomada de consciência; Emancipação; Teoria da Objetivação; Letramento; Educação Financeira.


PÁGINAS: 193
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo investigar indícios de tomada de consciência e emancipação  existentes no labor conjunto de uma atividade de ensino-aprendizagem sobre taxas de juros em práticas pedagógicas desenvolvidas na perspectiva do Letramento em Educação Financeira com licenciandos do curso de licenciatura em Matemática. Nesse sentido, discutimos os fundamentos da TO (RADFORD, 2021), situamos a aprendizagem da docência para a promoção de uma emancipação dos futuros professores de matemática na perspectiva da TO (RADFORD, 2016; 2017d; 2020a) e de autores(as) como Moretti (2007), Moretti e Moura (2011) e Moretti e Radford (2015). Apresentamos algumas ideias sobre Educação Financeira estudadas nacionalmente (CAMPOS; COUTINHO; FIGUEIREDO, 2019; CAMPOS, 2020; SILVA; POWELL, 2013), consideramos as recomendações dos documentos oficiais como a ENEF (BRASIL, 2010), PISA (OCDE, 2012; 2018) e a BNCC (BRASIL, 2018), e elaboramos uma definição para Educação Financeira fundamentados nos conceitos de ética comunitária e emancipação propostos pela TO. Destacamos o conceito de letramento ideológico elaborado por Brian Street (2018), de Letramento Matemático discutido por Gomes e Noronha (2015), e do termo Letramento Financeiro pelas ideias de Sena (2017) que nos auxiliaram na definição do que chamamos, para fins desta pesquisa, de Letramento em Educação Financeira. O método adotado fundamenta-se na Teoria Histórico-Cultural, permitindo observar e analisar o movimento dialógico das relações humanas. Assim, realizamos um levantamento, por meio de dois questionários utilizando a ferramenta Google Formulários, o primeiro composto por 26 perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha, divididas em quatro blocos, para estruturar o perfil dos participantes e as concepções sobre Matemática Financeira, Educação Financeira e Letramento de 16 futuros professores do Curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Regional do Cariri (URCA), no interior do Ceará, e, ao final, o segundo questionário composto por 8 perguntas abertas para avaliação da atividade feita pelos participantes. Para a atividade de ensino-aprendizagem (AEA), adotamos os procedimentos metodológicos da TO no trio de componentes dialógicos, princípios teóricos, metodologia e questões de pesquisa, conforme a estrutura objeto-objetivos-tarefas (RADFORD, 2015; 2021), constituída por 4 tarefas distribuídas em 7 encontros e estruturada em três fases, a saber, Introdução, Desenvolvimento da AEA e Fechamento da AEA. Utilizamos o método de análise multimodal (RADFORD, 2015; 2021) por meio da observação participante, da transcrição e interpretação dos enunciados a partir das gravações em vídeo e áudio das aulas, e das folhas de tarefas impressas entregues aos participantes, as quais foram digitalizadas junto aos planos de aula elaborados pelos grupos de participantes GX, GY e GZ. Nesse sentido, descrevemos e analisamos, quadro a quadro dos vídeos dos 6 episódios escolhidos, os seguimentos salientes, por meio das falas, pausas, hesitações e gestos dos participantes engajados na atividade, que mostraram indícios de tomada de consciência e emancipação pela ampliação no conceito de letramento, de autônomo para ideológico, bem como na atualização dos saberes matemáticos e didático-pedagógicos dos futuros professores, os quais são necessários para ensinar matemática, mediante a aprendizagem da atividade de ensino, tendo como fundamento principal a atuação coletiva, responsável, de compromisso e cuidado com o outro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Externa ao Programa - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA - UFRNExterna ao Programa - 2382411 - LUANNA PRISCILA DA SILVA GOMES - UFRNExterna ao Programa - 3347615 - LUCILA CARVALHO LEITE BRANDAO - UFRNExterno à Instituição - SHIRLEY TAKECO GOBARA
Externo à Instituição - PEDRO FRANCO DE SÁ - UEPA
Externa à Instituição - IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS MARQUES - IFRN
Notícia cadastrada em: 02/08/2024 12:57
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