Banca de DEFESA: ANILDO SOARES FLÔR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANILDO SOARES FLÔR
DATA : 25/07/2024
LOCAL: meet.google.com/nzz-ucjt-ift

Docência na Educação de Jovens e Adultos no Rio Grande do Norte (2020 – 2023): saberes e práticas de professores de Matemática

Matemática. História do ensino de Matemática. Saberes e Práticas. EJA no Rio Grande do Norte.

A presente pesquisa se insere nos campos da história e da historiografia do ensino de Matemática, mais especificamente relacionada à história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado de Rio Grande do Norte no período de 2020 a 2023. Realizamos uma historiografia a partir de entrevistas com dezesseis professores de Matemática da EJA do RN, observando seus saberes e práticas. Utilizamos também análise documental em dissertações e teses e em documentos oficiais sobre o assunto como procedimentos para a coleta dos dados, e a gravação de áudío, como técnica de registro. Nossa questão de pesquisa é: “Como ocorreu o ensino de Matemática nas escolas de EJA do RN no período entre 2020 e 2023?”. Esta tese tem como objetivo geral registrar uma história do ensino de Matemática na EJA do RN (2020-2023). Buscamos examinar como ocorreu a atuação dos professores diante das peculiaridades dessa modalidade de ensino, antes e depois da pandemia de Covid 19, bem como sua qualificação acadêmica ao longo dos anos. A atuação dos professores na EJA diante das diferenças – idades, sociais, de saberes - dos alunos está intimamente ligada à compreensão dessas particularidades que compreendem um conjunto de estruturas objetivas, internalizadas ao longo da vida dos indivíduos, adquiridas tanto coletiva quanto individualmente. Por isso, devem desempenhar um papel fundamental na orientação das ações necessárias para delinear a prática de ensino em sala de aula. Nesse sentido, conduzimos uma pesquisa qualitativa aprimorada pela etnografia educacional. Ao sistematizar, organizar e analisar as informações obtidas, baseamo-nos nos princípios de Paulo Freire, sempre buscando interpretá-los com sensibilidade e empatia. Diante do exposto, defendemos a tese de que a formação de professor não fornece a base de conhecimentos necessária para o ensino de matemática na EJA do RN, visto que os docentes acabam apresentando os conteúdos de maneira simplificada e empobrecida, sem oferecer aprofundamento nos conhecimentos matemáticos. A pesquisa aponta que a abordagem de matemática foi linear, focada no conteúdo e em exercícios repetitivos. Apesar do discurso freireano dos docentes, alegando práticas comprometidas com a realidade e o cotidiano dos alunos, isso não aconteceu. A principal razão é que essa abordagem requer que os professores sejam capacitados por meio de uma formação que incentive a reflexão sobre os aspectos que sustentam suas práticas pedagógicas e a compreensão da temática da diversidade cultural no contexto contemporâneo e, principalmente, na EJA. A escolha dos três anos desta década (2020-2023) foi intencional. Consideramos a prática do ensino de Matemática na EJA durante e após o período de isolamento social decorrente da epidemia da Covid-19, bem como a formação dos professores. Diante das dificuldades desse isolamento, a alternativa foram as aulas remotas, que exigiam tecnologia e conectividade, requisitos não disponíveis aos alunos. Assim, abriu-se uma lacuna no ensino de matemática, lacuna que não será prenchida com reposição de aulas, pois foi adotada a progressão continuada como solução geral, prejuízo para os alunos já tão prejudicados.

Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Interna - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Externa ao Programa - 2527364 - MARTA FIGUEREDO DOS ANJOS - UFRNExterna à Instituição - EDVONETE SOUZA DE ALENCAR
Externa à Instituição - CAROLINA PEREIRA ARANHA - UFMA