MODIFICAM OS ARGUMENTOS A PARTIR DOS CONTRA-ARGUMENTOS? O CASO DO JÚRI SIMULADO SOBRE O MARCO LEGAL DO SANEAMENTO
Júri simulado; Argumentação dialética e dialógica; Novo Marco Legal de Saneamento básico
As potencialidades da argumentação para a educação científica são defendidas por diversos autores das Didáticas das Ciências. Em uma perspectiva dialógica e dialética, a argumentação é uma atividade discursiva caraterizada pela defesa de pontos de vista e consideração de perspectivas distintas. A negociação de diferentes perspectivas dá a argumentação um potencial epistêmico, ou seja, de construção de conhecimento. As situações de debate são apontadas como importantes práticas argumentativas para o ensino nessa perspectiva. Uma estratégia didática capaz de fomentar o debate é o júri simulado (ou julgamento simulado), um caso particular de role-play game que visa a discussão sobre um tema polêmico. Todavia, há poucos trabalhos na literatura que abordem as relações entre o júri simulado no Ensino de Ciências e a argumentação. Levando-se isso em consideração, esse trabalho propõe um estudo de caso sobre a estratégia do júri simulado fundamentada na perspectiva dialógica e dialética da argumentação. Nosso objetivo geral é analisar o processo de construção de afirmações de conhecimento a partir dos argumentos e contra-argumentos produzidos em atividades orientadas de júri simulado em um contexto de ensino. Como tema polêmico, foi escolhido o Novo Marco Legal de Saneamento Básico, Lei Federal n°14.026/2020, pelas controversas envolvidas em sua aprovação e implementação. Para alcançar o objetivo proposto, foram desenvolvidas atividades organizadas nas etapas de preparação, realização e avaliação do júri simulado, aplicadas em cinco encontros nas reuniões formativas dos participantes do Programa de Residência Pedagógica – Subprojeto Química da UFRN (CAAE - Certificado de Apresentação de Apreciação Ética 57847622.4.0000.5537). A coleta de dados foi feita por meio de gravações de áudio dos encontros, além dos materiais escritos produzidos pelos estudantes nas três etapas (questionários, roteiros orientados, fichas de avaliação e diário de campo). Os dados foram analisados por meio de uma ferramenta analítica com base em elementos do bakthinianos. Como resultados, destaca-se as potencialidades das atividades orientadas para júri simulado na revisão e reflexão de perspectivas, importantes mecanismos de construção de conhecimento, desde a preparação até sua avalição de fato. Além disso, as relações valorativas estabelecidas com as perspectivas também parecem influenciar na construção de conhecimento, porém são necessárias mais pesquisas para compreender melhor essa relação.