INTERFACE ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CENTRADA NO LIBER ABACI DE LEONARDO PISANO
Liber Abaci |
Leonardo Pisano |
História e Ensino de Matemática |
Teoria da Objetivação |
Liber Abaci
Leonardo Pisano
Historia e Ensino de Matemática
Teoria da Objetivação
Este tratado desempenhou um papel de destaque na introdução e disseminação dos algarismos arábicos e do sistema decimal posicional na Europa Ocidental a partir do século XIII. A obra apresenta uma coletânea de problemas práticos de cunho mercantil; comercial e recreacionais; que se perpetuaram ao longo do tempo nas diferentes sociedades. Foi notado que esses problemas apresentam oportunidades didáticas que podem ser aplicadas no ensino de Matemática. Assim, formulou-se a seguinte questão de pesquisa: "De que maneira os problemas práticos abordados no Liber Abaci podem ser utilizados na construção de interfaces para o ensino de Matemática em contextos de sala de aula no Ensino Médio?" Com o propósito de responder a essa indagação, nosso objetivo é realizar um estudo do Liber Abaci, com o intuito de selecionar passagens relevantes para serem empregadas em salas de aula do ensino médio. O arcabouço teórico que fundamenta nossa pesquisa abrange os princípios fundamentais da Teoria da Objetivação (TO) que inclui os conceitos didáticos, pedagógicos e epistemológicos, além da perspectiva dessa teoria sobre a interconexão entre a história da matemática e a prática de ensino dessa disciplina. Além disso, nossa abordagem incorpora os fundamentos da metodologia de Análise de Textos Históricos de Matemática (ATHM). O resultado almejado deste estudo consiste na criação de conexões, as interfaces, entre a História e o Ensino de Matemática, direcionadas ao contexto do Ensino Médio, com a finalidade de desenvolver abordagens que facilitem a realização de atividades que promovam labor conjunto e os valores de ética comunitária.