O ESTUDO DOS QUATERNIONS DE HAMILTON ILUMINANDO QUESTÕES SOBRE A NATUREZA DA MATEMÁTICA
Educação Matemática. História da Matemática. Quaternions Hamiltonianos. Natureza da Matemática. Formação Docente.
Esta pesquisa está sendo desenvolvida no âmbito da Educação Matemática (EM), na qual abordamos a inserção da História da Matemática (HM) na Formação Docente (FD). Nesse viés, Brito (2007) defende que a HM pode contribuir com a FD, preenchendo a lacuna existente entre formação específica, formação pedagógica e prática docente. Morey (2013) propõe o uso da fonte histórica (original) como uma estratégia para a inserção da HM na EM. Desse modo, pretendemos, a partir de um estudo de caso exemplar, mostrar possibilidades e contribuições da HM na FD. Diante disso, assumimos as seguintes perguntas de pesquisa: Que contribuições a história dos quaternions pode fornecer à formação de professores de Matemática? Quais aspectos filosóficos, conceituais e contextuais da Matemática esse estudo de caso revela? O objetivo geral desta pesquisa é investigar a história dos quaternions sob as perspectivas filosófica, conceitual e contextual para esclarecer de que modo construir uma narrativa que traga contribuições à formação de professores de Matemática. Para isso, foi feita uma busca e análise bibliográfica de fontes primárias e secundárias relacionadas ao tema quaternions durante o século XIX e foi feita uma narrativa histórica com destaque para elementos que possam contribuir na formação de professores de Matemática. O estudo histórico desta pesquisa é fundamentado, principalmente, nas obras de Hamilton (1866), Robert Graves (1882, 1885, 1889) e Hankins (1980). A narrativa histórica que desenvolvemos evidencia os aspectos contextuais, filosóficos e conceituais que foram revelados quando passamos a compreender os quaternions como um produto da ação humana e como parte de uma Matemática inacabada, cujo desenvolvimento é não linear, não contínuo e não progressista. Numa perspectiva historiográfica, consideramos as contingências contextuais e temporais pertinentes ao desenvolvimento histórico dos quaternions. Consideramos as ideias de Fried (2001) pertinentes à dupla visão sincrônica e diacrônica que evidencia a Matemática, conforme Fried (2008), como um conjunto de signos e um produto da ação humana. Nesse sentido, buscamos conhecer qual natureza dos quaternions poderia ser revelada nesse estudo histórico. Assim, a justificativa que fomentou a realização desta pesquisa está firmada na dupla visão (sincrônica e diacrônica) que revela a natureza dos quaternions e suas possíveis implicações na formação de professores de Matemática. Portanto, podemos entender, que para a compreensão dos quaternions em sua totalidade, é necessário estudá-lo sincrônica e diacronicamente. Com isso, compreendemos que os quaternions são compostos por ações humanas e sistemas de signos. Os aspectos humanos ficam explícitos quando Hamilton propôs a álgebra como uma ciência do tempo puro assumindo pressupostos de ordem intuitiva. A formalização dos quaternions como um sistema de signos ocorre por meio de sua constituição algébrica (componentes imaginárias e operações). Por fim, pretendemos realizar uma intervenção pedagógica que possibilite a compreensão dos aspectos contextuais, filosóficos e conceituais do desenvolvimento histórico dos quaternions através da discussão dessa narrativa histórica na FD, a fim de oportunizar ao licenciando o desenvolvimento de uma concepção sobre a natureza da Matemática que parte da dupla visão Friediana.