A obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum de Leon Battista Alberti (1404-1472) em seu contexto cultural.
História da Matemática; Matemática Lúdica; Teoria da Objetivação; Formação do professor de Matemática.
O presente trabalho é resultado de uma investigação que teve como objeto de estudo a relação entre a obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum (1450) de Leon Battista Alberti e seu contexto cultural, a Itália renascentista do século XV. A obra foi escrita para presentear o príncipe Meliaduse d’Este da corte de Ferrara na Itália diante de sua suposta nomeação como marquês d’Este. Partindo de um antigo anseio manifestado por Meliaduse, relacionado a procedimentos que pudessem ser utilizados para medir campos e para controlar as águas de rios e ribeirões, Alberti aborda na obra um conjunto de problemas cotidianos envolvendo saberes técnicos ligados às artes manuais da época - agrimensura, cartografia, navegação, arquitetura, etc. - que poderiam ser resolvidos, com o auxílio de recursos materiais bem simples como flechas, cera, prumos, pérolas, cordas e pequenas esferas, utilizando procedimentos que faziam uso de conceitos matemáticos, principalmente geométricos e aritméticos. Ao longo da investigação foi percebida a estreita ligação que o conteúdo de Ex Ludis Rerum Mathematicarum tem com os tratados técnicos de Alberti, principalmente com seu tratado de arquitetura De re aedificatoria. Assumindo a Teoria da Objetivação como quadro teórico e conceitual, partimos do princípio de que a relação entre uma obra e seu contexto é dialética e definimos como objetivo geral analisar as formas histórico-culturais por meio das quais a obra Ex Ludis Rerum Mathematicarum emerge e ao mesmo tempo expressa e afirma ideologicamente as estruturas conceituais, sociais, políticas e econômicas de seu tempo. As duas formas histórico-culturais identificadas e analisadas, que explicam a emergência de Ex Ludis Rerum Mathematicarum, são: o processo de secularização da sociedade e a nova forma de abordar a relação entre trabalho manual e intelectual, ou entre teoria e prática. Essas duas formas estão estreitamente relacionadas e explicam as três ideias principais que a obra expressa: a constituição de um novo ideal de governante, a inclusão da arquitetura entre as artes liberais e a elevação do status social do arquiteto.