O Teatro-fórum na Educação de Jovens e Adultos para uma releitura da obra de Fontenelle
Ensino de Ciências. Educação de Jovens e Adultos. Fontenelle. Teatro Fórum. Revolução Copernicana.
O presente trabalho busca discutir, na Educação de Jovens e Adultos, a importância da passagem do modelo geocêntrico para o heliocêntrico uma vez que esta transição está cercada por acontecimentos sociais, históricos, culturais e científicos que culminaram no desencadear de uma nova forma de se relacionar com a investigação com a natureza e com a produção do conhecimento no pensamento ocidental. Desta forma, realizou-se uma pesquisa com a finalidade de conhecer a produção acadêmica atual voltada para este público. O resultado foi a verificação de lacunas devido à falta de materiais que integrem ciência, em especial a Astronomia, com a EJA. Assim, elaborou-se uma proposta de trabalho que envolve o teatro-fórum, que tem inspiração na pedagogia do oprimido freireana e a escolha de uma obra literária do século XVII que retratasse um momento da cena cultural e científica da sociedade francesa durante o período de transição entre as visões do Universo e até do próprio ser humano. As atividades não puderam ser levadas à prática devido a pandemia do Coronavírus-19, a qual tinha como medida preventiva de saúde o distanciamento social, acarretando na suspensão das aulas presencialmente de março de 2020 a agosto de 2021