O PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Argumentação; Modelo Dialogal; Formação de Professores; Didática das Ciências.
No contexto da pesquisa na área da Didática das Ciências, nas últimas duas décadas, diferentes trabalhos têm buscado demonstrar o papel central que a argumentação tem desempenhado nos processos de ensino-aprendizagem, acompanhando a compreensão de que a prática argumentativa é um elemento constitutivo essencial da Ciência. Em tempo, foram propostas atualizações de políticas educacionais com voltadas para sua efetiva incorporação aos currículos de Ciências da Educação Básica, figurando como competência essencial para a avaliação de conhecimentos com foco no compromisso com dados e evidências para sustentar alegações científicas. Nesse sentido, nos preocupa de maneira particular o estado corrente dos currículos de formação de professores e como (e se) estes fornecem subsídios para a apropriação de conhecimentos necessários para a implementação de práticas argumentativas em salas de aula. Especialmente no âmbito do IFRN - Campus Macau, contexto da presente pesquisa, buscamos compreender de que maneira professores de Biologia em formação inicial planejam práticas argumentativas a partir contexto instrucional do Estágio Curricular Supervisionado, e, para tanto, nos revestimos de uma fundamentação centrada na perspectiva dialógico-discursiva de Christian Plantin. Para tanto, compomos um modelo instrucional com a finalidade de “ensinar a ensinar a argumentar” a partir de um recorte teórico fundamentado na centralidade do planejamento docente como prática e saber essenciais à implementação da argumentação em sala de aula. Assim, após uma fase exploratória inicial significativa, estabelecemos como ponto central o planejamento e realização de um processo formativo organizado em três fases: (I) curso de formação, (II) orientação ao planejamento, e (III) apoio à implementação. Para cada uma destas, além do relato da experiência por nós vivenciada, procedemos com um processo de ações sistematizadas para coleta de dados, neste recorte, compostos essencialmente pela gravação de áudio e vídeo da apresentação de um projeto de aula e das entrevistas (a serem) realizadas visando captar o processo de planejamento e implementação de uma sequência de ensino argumentativa. Uma vez reunidos, os dados serão submetidos à uma análise de discurso crítica visando apresentar um panorama completo sobre a progressão da compreensão das professoras em formação inicial durante o processo formativo. Esperamos, assim, evidenciar a mobilização de conhecimentos relacionados ao planejamento de sequências de ensino argumentativas, fundamentadas em elementos do modelo dialogal de Plantin, alcançando, possivelmente, uma efetiva implementação em um contexto paralelo às etapas finais Estágio Curricular Supervisionado em turmas do Ensino Médio.