OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO PENSAMENTO CIENTÍFICO DE BENJAMIN FRANKLIN: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA ELETRICIDADE
História e Filosofia da Ciência. Gaston Bachelard. Obstáculos Epistemológicos. História da Eletricidade. Benjamin Franklin
Há décadas, as pesquisas em Ensino de Ciências têm direcionado parte de seus interesses a discussões envolvendo a História, a Filosofia e a Sociologia das Ciências. Nesse terreno de interface, merecem atenção, principalmente, as discussões promovidas por filósofos da ciência que procuraram construir modelos teóricos explicativos a partir da compreensão do desenvolvimento histórico da ciência. Dentre eles, podemos destacar Gaston Bachelard(1884-1962),epistemólogo francês e filósofo da ciência que propõe analisar a história das ciências e de suas revoluções, como também das démarches do espírito científico, desenvolvendo uma obra com profundas implicações pedagógicas.Um dos conceitos centrais inaugurado pela epistemologia histórica bachelardiana é obstáculo epistemológico, o qual surge inevitavelmente no processo de construção do conhecimento científico que se pretende objetivo.Com base nesse referencial, objetivou-se investigar o aparecimento de alguns obstáculos epistemológicos nos estudos em eletricidade realizados Benjamin Franklin (1706-1790), principalmente nas ideias contidas na obra Experimentos e Observações em Eletricidade, feitos na Filadélfia na América(1769), que foi tomada como base para análises.A partir desse estudo,foi possível reconhecer a presença de obstáculos, dentre eles, o substancialista e o verbal, mencionados por Bachelard em sua obra A Formação do Espírito Científico (1938). Nessa direção, sem impor um paralelismo, o conhecimento dos obstáculos epistemológicos “históricos” pode ser útil para a compreensão das concepções e dificuldades manifestas pelos estudantes em situações de ensino, com referência aos conteúdos de eletricidade.