Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA GLYCIA SILVA MOREIRA DA COSTA
DATA : 05/02/2021
HORA: 09h30min
LOCAL: https://zoom.us/j/91275008923
ID da reunião: 912 7500 8923
TÍTULO:
REELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA NA PROMOÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES:
Ensino de ciências; Argumentação; Mapas conceituais
PÁGINAS: 106
RESUMO:
A utilização de estratégias de ensino que possibilitem o desenvolvimento de habilidades argumentativas em sala de aula, tornam-se cada vez mais necessárias no Ensino de Ciências, com o intuito de tornar os estudantes, cidadãos críticos e reflexivos. Dessa maneira, pretendemos analisar o discurso de estudantes de nível médio durante a defesa de mapas conceituais como parte de uma atividade de ensino implícito da argumentação científica escolar, afim de responder a seguinte questão de pesquisa: “Atividades envolvendo mapas conceituais podem promover o ensino da argumentação? Se sim, como?”. Nesse contexto, propomos o uso do mapa conceitual, como ferramenta de ensino em uma sequência de atividades, objetivando a promoção da argumentação em sala de aula. A aplicação da atividade proposta, pela presente pesquisa, com CAAE (Certificado de Apresentação de Apreciação Ética) 15863319.3.0000.5537, envolveu o processo de construção, reformulação e defesa de mapas conceituais, a partir do tema “chuva ácida”, e durou aproximadamente cinco encontros, um teórico, sobre o processo de construção de mapas conceituais e contextualização dos roteiros orientadores para a estratégia metodológica proposta, e quatro encontros para realização das atividades sendo cada encontro contendo duas horas-aula. Os sujeitos participantes foram alunos da 3ª série do curso técnico integrado ao nível médio em informática do IFRN, campus Currais Novos, que estavam cursando a disciplina de Química I. A coleta de dados foi realizada por meio de gravações de áudio e vídeo, e os dados puderam ser analisados a partir dos discursos dos estudantes, os quais foram transcritos e organizados em termos de declarações de cada componente dos grupos e, para a análise foi elaborada uma rubrica adaptada dos autores Shemwell e Furtak (2009) em que abordava: a ausência de dados, o uso de dados e a articulação dos dados com as relações conceituais. Nessa rubrica de análise das declarações, os dados correspondem aos elementos que configuram um mapa conceitual (termos de ligação, setas, conceitos, proposições, dentre outros) e as relações conceituais são as informações de caráter técnico e/ou científico empregadas para sustentar os discursos e correlacionar com os dados. Como resultados, observamos que, durante a defesa dos mapas, os grupos A e B apresentaram um volume menor de declarações, sendo que em seus argumentos usaram dados e a articulação entre os dados e os conceitos nas três ações constituintes da etapa de defesa. Já o grupo F e G apresentaram um volume maior de declarações e articularam os dados relacionando-os com os conceitos também nos três momentos da atividade de defesa, apresentaram ainda um fator diferencial em suas declarações, zerando a categoria “ausência de dados” tanto na ação de avaliação quanto na de refutação. A inserção da atividade de defesa dos mapas conceituais, além de possibilitar uma maior interação da organização conceitual que os estudantes atribuíam ao tema de “chuvas ácidas”, revelou ainda um rico potencial para promover a negociação de significados e a argumentação científica em sala de aula, tendo em vista os processos de formulação e reformulação de relações conceituais sobre determinado tema, com base nos questionamentos e refutações dos colegas, fazendo com que os estudantes reavaliem suas próprias concepções estabelecidas. Assim, acreditamos que a adoção de tal proposta didática, contribui para um avanço significativo na educação, no que diz respeito a formação de cidadãos reflexivos em tomadas de decisões fundamentadas em processos argumentativos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Interno - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Externa à Instituição - SYLVIA REGINA DE CHIARO RIBEIRO RODRIGUES - UFPE
Externa à Instituição - LíVIA CRISTINA DOS SANTOS SILVA - IFRN