IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE ERROS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NAS QUESTÕES DAS PROVAS DE BIOLOGIA DO ENEM DOS ANOS DE (2013 A 2016) DOS APROVADOS NA PRIMEIRA CHAMADA DO SISU PARA INGRESSAR NA UFRN
Biologia. Moléculas, Células e Tecidos. Erros. Dificuldades de aprendizagem. ENEM
As pesquisas sobre erros e dificuldades na aprendizagem da Biologia têm avançado nas últimas décadas para possibilitar uma melhor aprendizagem dos estudantes no processo de ensino em ambiente escolar. O objetivo desta pesquisa consiste em estudar o perfil dos erros e dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de a partir das questões de Biolologia no Tema Moléculas, Células e Tecidos nas provas de Ciências da Natureza do ENEM dos anos de (2013 a 2016) dos estudantes aprovados na primeira chamada do SISU para ingressar na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foram identificados os erros e dificuldades de aprendizagem em relação a esses conteúdos que constituíram as questões das provas do ENEM nos anos analisados, a partir dos relatórios da seção de Estatística da COMPERVE/UFRN. Como metodologia foram priorizadas as análises das questões das provas para associar o erro do distrator a hipóteses explicativas de dificuldades de aprendizagem. Obtive-se como resultados na identificação e caracterização do tema, dos erros, identificou-se as competências, habilidades, sub-habilidades e conteúdo específico para cada questão e, na sequência, analisou-se as tabelas e gráficos. Fez-se o gabarito/descritor encontrando a solução para cada questão e depois com os quatro distratores identificou-se os erros associados em hipótese às dificuldades de aprendizagem. Os resultados sinalizam a necessidade de uma revisão das questões didático-metodológicas inerentes ao ensino desse tema para os quais as dificuldades na aprendizagem se apresentaram.