ELEMENTOS DE ELABORAÇÃO ARGUMENTATIVA DOCENTE NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DE PERELMAN
argumentação; ensino de ciências; Chaïm Perelman e Olbrechts-Tyteca
Este trabalho se propõe a estudar a argumentação na prática profissional docente no Ensino de Ciências. Para isto, fez uso da observação de um conjunto de uma sequência de atividades baseada em um tema controverso aplicadas na educação básica. O objetivo foi analisar como se dá o movimento discursivo professor-aluno em termos da persuasão e do convencimento. A Teoria da Argumentação proposta por Chaïm Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014) foi o referencial teórico metodológico usado na realização desta análise. Os dados obtidos em transcrições dos áudios foram analisados a luz do referencial teórico-metodológico transposto a partir da obra dos referidos autores. Como resultado parcial, obtivemos que ao analisar o ambiente da sala de aula em questão foram identificados elementos considerados necessários ao ambiente argumentativo persuasivo e de convencimento. Por ora, o uso deste referencial teórico, na sua forma transposta tem se mostrado satisfatório em reconhecer elementos de um discurso argumentativo persuasivo no ambiente da prática docente.