Pensamento sistêmico dialético em Química: contribuições do sistema teórico de P. Ya. Galperin
P. Ya. Galperin; Ensino de Química; Pensamento sistêmico dialético
Na educação química no século XXI, uma das finalidades é desenvolver nos estudantes um pensamento sistêmico para compreender as substâncias, os materiais e suas transformações de forma coerente com a complexidade dos problemas diversos da humanidade, nos quais a Química tem uma dada presença e importância. Nesse sentido, conforme a União Internacional de Química Pura e Aplicada – IUPAC, a escola deve contribuir com a formação do pensamento sistêmico dos estudantes. Não obstante, apesar da importância dessa problemática, diversos estudos revelam dificuldades dos estudantes para pensar de forma sistêmica com conceitos sistêmicos estruturantes da Química. Os estudos também evidenciam que muitas dessas dificuldades podem estar associadas aos baixos níveis de pensamento sistêmico dos professores. Dessa forma, o estudo desse tipo de pensamento em futuros professores de Química se torna relevante, considerando que ensinar os estudantes a utilizarem conscientemente os conceitos teóricos na resolução de situações-problema, isto é, pensar conceitualmente, apresenta-se como um dos principais objetivos/desafios da educação, sobretudo a contemporânea. Entretanto, embora seja reconhecida a importância de proposital e conscientemente desenvolver na escola um pensamento sistêmico, este tem sido um tema pouco explorado no ensino de Ciências, o que se reflete no ensino de Química, componente curricular em que mesmo nos cursos de formação de professores, os conteúdos geralmente são apresentados de forma fragmentada, desarticulada, não favorecendo a formação desse tipo de pensamento. Sob o sistema teórico da escola de P. Ya. Galperin, um meio de contribuir para a formação do pensamento sistêmico dialético dos estudantes consiste em organizar o processo de ensino com métodos específicos que contribuam para este propósito, o que, considerando a unidade ensino-aprendizagem, relaciona-se diretamente com a formação de professores. Dessa forma, utilizando pressupostos do Sistema Teórico da Formação Sistêmica do Pensamento Conceitual de P. Ya. Galperin e do Enfoque Sistêmico Funcional-Estrutural de Z. A. Reshetova, a presente pesquisa objetivou desenvolver uma experiência de diagnóstico formativo para identificar os níveis de pensamento sistêmico dialético de licenciandos em Química. A experiência do diagnóstico formativo se fundamentou no estudo do pensamento sistêmico dialético com o conceito sistêmico reação química, utilizando tarefas específicas para identificar e caracterizar as formas de resolução das mesmas na Zona de Desenvolvimento Próximo (ZDP) segundo L. S. Vygotski, com diferentes apoios de um esquema operacional do pensamento desejado, conforme o conceito de orientação da ação do sujeito do sistema teórico de P. Ya. Galperin. Defende-se a tese de que a organização de uma experiência de diagnóstico formativo estruturada na perspectiva do Enfoque Sistêmico Funcional-Estrutural de Z. A. Reshetova, em correspondência com o método de pesquisa de P. Ya. Galperin, possibilita o diagnóstico de diferentes níveis de pensamento sistêmico dialético dos licenciandos sobre as reações químicas. A pesquisa foi caracterizada com um estudo qualitativo baseado na tradição de pesquisa do pensamento como atividade orientadora do sujeito necessário a solução de situações-problema nas quais o conceito teórico a ser formado se faz necessário. Foram utilizados cinco instrumentos para se obter informações do processo. Os instrumentos foram validados segundo os critérios definidos por N. F. Talízina (validez do modelo do pensamento). Os resultados obtidos nos diversos instrumentos serão triangulados na busca de uma maior confiabilidade da pesquisa. A análise dos dados (ainda em fase preliminar) realizada à luz de pressupostos da análise de conteúdo, leva em consideração as respostas dos licenciandos nos instrumentos utilizados na pesquisa e o conteúdo das gravações dos encontros realizados durante o estudo empírico. Resultados prévios apontam para um baixo nível de pensamento sistêmico dos licenciandos e uma consequente dificuldade de justificar a ocorrência das reações químicas sob diferentes parâmetros (modelos teóricos) estequiométricos, estruturais, termodinâmicos, cinéticos e do equilíbrio.