Um estudo histórico acerca dos métodos de resolução de equações diferenciais: método das separáveis método das lineares
Equações Diferenciais. Investigação histórica. História da Matemática. Ensino de Equações Diferenciais. Problemas históricos
Este trabalho doutoral aborda acerca de uma busca do desenvolvimento dos métodos de resolução de Equações Diferenciais propostos por Gottfried Wilhelm Von Leibniz (1646 –1716), Christiaan Huygens (1629-1695), Jakob Bernoulli (1655-1705) e Johann Bernoulli (1667-1748), em meio as correspondências trocadas por esses estudiosos e/ou em suas publicações nas Actas Eruditorum na última década do século XVII. Com o objetivo de analisar os problemas que deram à constituição de modelos e soluções para Equações Diferenciais, como um conhecimento matemático do campo do Cálculo Diferencial, de modo a identificar e explicar suas potencialidades conceituais e didáticas para o ensino desse assunto no curso de Matemática da atualidade. Nesse caminho, apontamos os estudiosos responsáveis por tais estudos no período histórico examinado, com suas respectivas problemáticas. Para este propósito, utilizamos como recurso metodológico a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) para analisar as informações de fontes primárias exploradas no decorrer do texto, além de tecer comentários sobre o contexto histórico do século XVII. Finalizamos com algumas sugestões e encaminhamentos que podem ser explorados em sala de aula durante a disciplina de Equações Diferenciais (ou nomenclaturas que abordem o assunto) ou em História da Matemática. Concluímos que esta pesquisa pode contribuir com o ensino de Equações Diferenciais ordinárias, no que tange o trabalho investigativo da temática.