TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR: O USO DOS
VIDEOCASTS PARA TRABALHAR AS TEMÁTICAS DA GLOBALIZAÇÃO NO 9o ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL.
Geografia Escolar; TDICs; videocast; globalização;
A presença das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na Geografia Escolar evidencia a necessidade de transformações nas práticas pedagógicas que ultrapassem o uso meramente instrumental. No ensino de Geografia, essas tecnologias podem favorecer práticas conectadas às vivências digitais dos estudantes e ao desenvolvimento do raciocínio geográfico a partir de uma análise crítica do espaço, sobretudo quando articuladas à linguagem audiovisual. Esta pesquisa teve como objetivo elaborar um guia didático para a produção de videocasts sobre a temática da globalização, destinado às turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, a partir de diretrizes da BNCC e do DCRN. Além disso, buscou-se aplicar o produto educacional em uma amostragem de estudantes do campo empírico da investigação. A problemática se relaciona à necessidade de aproximar o ensino de Geografia das experiências digitais dos estudantes, enfrentando desafios como a dispersão em sala de aula, a superação do uso meramente instrumental das TDICs e a carência de estudos sobre os impactos dos videocasts na construção dos conhecimentos geográficos. O uso desse recurso mostra-se promissor e potente, por integrar som, imagem e conteúdo, dialogando com diferentes perfis de estudantes e favorecendo tanto o protagonismo discente quanto o raciocínio geográfico. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em Minayo (2014), por considerar aspectos relacionados a significados, valores e práticas sociais no contexto educacional. Como procedimentos metodológicos, foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a documental. O embasamento teórico-conceitual contempla autores que discutem o ensino de Geografia e a Geografia Escolar (Cavalcanti, 2003, 2012, 2024; Callai, 2005; Castrogiovanni, 2007; Costa e Ianni, 2018, entre outros), tecnologias educacionais (Moran, 2007; Kenski, 2012; Silva e Canto, 2021), TDICs (Lévy, 1999; Couto, 2014; Pereira e Schuhmacher, 2021), globalização (Santos, 2010 e outros) e o uso de podcasts e videocasts na educação (Canavilhas, 2001; Foschini, 2018; Rosa, 2022). Em relação aos documentos, o estudo se apoia na BNCC (2018) e no DCRN/EF (2018), com foco nos objetos de conhecimento e nas habilidades relacionadas à globalização para o 9º ano. Os resultados indicam que o videocast se configura como uma possibilidade promissora e potente de práticas pedagógicas capazes de mediar aprendizagens significativas e contribuir para a construção de um raciocínio geográfico consistente. Nessa perspectiva, o produto educacional também se mostrou eficaz ao ampliar o repertório e as possibilidades pedagógicas dos docentes, oferecendo um material que auxilia a discussão da globalização no ensino fundamental, promove a integração das TDICs ao cotidiano escolar, rompe com o uso meramente instrumental das tecnologias e valoriza a autonomia e o protagonismo