EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA GEOGRÁFICA: UMA PROPOSTA DE CARTILHA NO ENSINO FUNDAMENTAL (6o ANO)
Educação Antirracista, Geografia, Cartilha Digital
Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver uma Cartilha Digital voltada para a Educação Antirracista no ensino de Geografia, com ênfase no estudo das relações (e desigualdades) étnico-raciais no espaço escolar. A proposta busca compreender e problematizar as práticas espaciais dos alunos dentro de um currículo predominante eurocêntrico, evidenciando os limites e fronteiras das políticas afirmativas diante dos padrões socioculturais hegemônicos. A partir desta contextualização, a pesquisa adota o conceito de Educação Antirracista como eixo central, analisando o racismo estrutural e seus impactos na construção e circulação do conhecimento geográfico. Além disso, são exploradas estratégias pedagógicas que possibilitem uma abordagem crítica e reflexiva sobre as relações étnico-raciais, incentivando a valorização da diversidade e a construção de um ambiente educacional cidadão e eticamente humano. A Cartilha Digital proposta deve servir como um recurso pedagógico digital acessível, oferecendo subsídios teóricos e práticos para professores e alunos na desconstrução de estereótipos e na promoção de uma educação geográfica antirracista, contribuindo e efetivando práticas educacionais que enfrentem o racismo e promovam a justiça social no contexto escolar. A fundamentação teórica baseia-se em referências da Educação Geográfica, articulados com pesquisas e autores que tem investigado uma Educação Antirracista como CIRQUEIRA (2017), MUNANGA (2013), QUIJANO (2005, 2023), PINHEIRO (2023), RATTS (2010, 2023), SANTOS (2013), autores do Ensino de Geografia, além dos documentos, diretrizes e leis que fundamentam e norteiam a educação brasileira. Como metodologia adotada, tem se utilizado a pesquisa qualitativa de base colaborativa, com vivências no espaço escolar, produção e escrita coautoral com grupos focais (professores e estudantes), entrevistas e aplicação de um questionário semiestruturado em contextos do Ensino Fundamental em escolas públicas de Parnamirim-Rn. De modo a identificar as potencialidades e fragilidades da Cartilha Digital (qualidade, design, funcionalidade) ocorrerá a análise das impressões e falas sobre este produto educacional para o Ensino de Geografia, buscando compreender se a mesma orienta e fundamenta a luta contra o racismo na escola e na sala de aula.