EXPLORANDO A MESORREGIÃO AGRESTE POTIGUAR: O JOGO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO.
Mesorregião Agreste Potiguar, ensino da Geografia, Jogo Digital.
Na área da Geografia, os jogos digitais configuram-se como ferramentas para o processo de ensino-aprendizagem, deixando de ser apenas meios de entretenimento e passando a contribuir para a construção do conhecimento. Desde que elaborados com intencionalidade pedagógica e objetivos específicos, claros e bem definidos, esses jogos podem estimular o aprendizado por meio da curiosidade e da superação de desafios. Com base nessas considerações, esta pesquisa tem como objetivo apresentar um jogo digital intitulado Explorando o Agreste Potiguar, voltado para a disciplina de Geografia do 6º ano do ensino básico. Como referencial teórico, citamos autores relevantes, dentre os quais destacam-se Kishimoto (1994), Grando (2011), Morais e Castellar (2018) e Santos (1998). O jogo, em formato de labirinto e hospedado na plataforma digital Wordwall, está organizado com conteúdo que explora a dimensão regional a partir dos aspectos ambientais e econômicos-culturais da Mesorregião do Agreste Potiguar. Baseado na estratégia de identificação por meio de perguntas objetivas, o jogo desafia o estudante a encontrar o melhor caminho no labirinto para responder às questões relacionadas à região. Durante o percurso, o aluno deve desviar-se de “monstrinhos” que tentam impedir sua chegada ao destino correto. Os pressupostos teóricos que fundamentam esta investigação baseiam-se em autores que discutem a importância dos jogos no contexto escolar, bem como em geógrafos que abordam o conceito de região e suas especificidades. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo foi precedido por pesquisas realizadas inicialmente por alunos e pela professora do 6º ano do ensino básico do Ideal Colégio e Curso, localizado na cidade de Santo Antônio/RN. Além disso, foi aplicada uma enquete em formato online, utilizando o Google Forms, com professores de Geografia, além de levantamento de informações em fontes secundárias. Essas etapas serviram de base para a construção do conhecimento que orientou a elaboração deste produto de mestrado: o jogo digital. Dessa forma, propõe-se que o jogo funcione como uma ferramenta de ensino-aprendizagem na educação, auxiliando professores no ensino do conceito de Região, considerando a realidade onde se encontram a escola, os discentes e os docentes.