ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ESTUDANTES COM TDAH NAS ESCOLAS DE MARACANAÚ: GUIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ensino de geografia; TDAH; inclusão escolar; guia didático
O princípio da inclusão no processo de ensino-aprendizagem apresenta-se como um elemento fundamental das práticas educacionais contemporâneas. Incluir pressupõe considerar a diversidade e as particularidades dos sujeitos no ambiente escolar, realizando ações que facilitem a aprendizagem de todos, sobretudo daqueles que possuem necessidades educacionais especiais, como os alunos com TDAH. O TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) é um transtorno neurobiológico, caracterizado por sintomas de desatenção, impulsividade e hiperatividade, podendo ocasionar prejuízos de âmbito emocional, interpessoal, acadêmico, profissional entre outros. Sob esse enfoque, ao situar a discussão no campo do ensino da Geografia Escolar, este trabalho tem como objetivo a elaboração de um guia didático-pedagógico com orientações e estratégias de ensino, considerando a aprendizagem desse público discente nos sextos anos do Ensino Fundamental. Com esse propósito, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e exploratória, por entender que a construção do conhecimento sobre o objeto de estudo ocorre durante todo o processo de investigação, promovendo maior familiaridade com o fenômeno investigado (Gil, 2002; Marconi e Lakatos, 2003). Os procedimentos metodológicos envolveram pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica visou o levantamento de informações acerca dos temas norteadores da investigação: a) TDAH (Barkley, 2024; Braga, 2023; DuPaul e Storner, 2007); b) Inclusão Escolar (Mantoan, 2011 e 2015; Correia, 2008; Glat e Oliveira, 2003), c) Ensino de Geografia e a Geografia Escolar (Castellar e Vilhena, 2023; Cavalcanti, 2012, 2013, 2019; Pontuscha, Paganelli e Cacete, 2009); d) interseção entre o ensino de Geografia e Inclusão (Silva e Alves, 2023; Montenegro e Ribeiro, 2016); e) orientações técnicas e pedagógicas para elaboração do guia (Libâneo, 2013; Oliveira, 2013; Zaballa,1998; Rangel, Delcarro e Oliveira, 2019). Além disso, foi realizado o estado da arte sobre o ensino de Geografia para alunos com TDAH, tomando como referência as produções acadêmicas sobre o assunto nos últimos dez anos (2015-2024). Com relação à pesquisa documental, buscou-se interpretar os documentos oficiais que versam sobre inclusão escolar no Brasil (Brasil, 1988, 1996, 2008, 2015, 2021), e ainda sobre o ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2017) e a Base Curricular de Maracanaú – BCM (Maracanaú, 2019). A etapa da pesquisa de campo consistiu na aplicação de entrevistas com seis professores de Geografia e com representante da Secretaria de Educação de Maracanaú. Os dados foram interpretados seguindo o método de análise de conteúdo de Bardin (2015), com pré-análise, exploração do material e tratamento e interpretação dos resultados. Os aportes da pesquisa ofereceram embasamento para a elaboração do material textual TDAH: Guia didático-pedagógico para professores de Geografia. O produto da investigação ancorou-se em situações reais do cotidiano pedagógico, oferecendo subsídios teórico-metodológicos capazes de ampliar as possibilidades do ensino inclusivo da Geografia Escolar. O recurso contempla esclarecimentos sobre as características comportamentais e cognitivas do TDAH, aliados a sugestões de estratégias de mediação pedagógica e situações didáticas, de caráter referencial. Configura-se, assim, como um apoio ao professor, com vistas a contribuir para a dinamização do processo de ensino- aprendizagem de Geografia para todos os estudantes, essencialmente para aqueles diagnosticados com TDAH.