O JOGO “TRILHAS DE UM VAQUEIRO NO SERTÃO DE CAICÓ” NA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: possibilidades para uma aprendizagem interativa na geografia escolar do Ensino Fundamental – Anos Inicial.
Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Geografia Escolar. Alfabetização Cartográfica. Lugar. Jogo.
Na contemporaneidade, há a necessidade de que a Geografia Escolar seja abordada por meio de estratégias metodológicas e do uso de recursos didáticos que possam contribuir para o desenvolvimento de habilidades cartográficas, importantes para a construção do raciocínio geográfico durante o processo educativo. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo desenvolver e validar um jogo educativo analógico que estimule a compreensão dos objetos de conhecimento relacionados à cartografia escolar no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Os objetivos específicos foram: (a) caracterizar a Geografia Escolar no contexto do Ensino Fundamental - Anos Iniciais; (b) analisar o conceito de lugar na Educação Básica; e (c) relacionar a alfabetização cartográfica ao jogo educativo “Trilhas de um Vaqueiro no Sertão de Caicó”, voltado para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Metodologicamente, a investigação consistiu em pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Cavalcanti (2019), Passini (2012), Callai (2004), Castrogiovanni (2000), Oliveira (2023), Santos (2006), Tuan (2015), Kishimoto (1999), entre outros, que discutem o ensino da cartografia no início da Educação Básica, a alfabetização cartográfica, a categoria lugar e o uso de jogos como recurso didático. Além disso, também realizou-se uma análise documental dos documentos orientadores do currículo no Brasil, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e no estado do Rio Grande do Norte, pelo Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte (DCERN). A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória, e para o desenvolvimento do jogo cartográfico foram seguidas cinco etapas: pesquisa, concepção, planificação, implementação e avaliação. A validação da pesquisa foi realizada com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Senador Dinarte Mariz, localizada na zona oeste da área urbana do município de Caicó/RN. Dentre os resultados, destaca-se o jogo educativo intitulado “Trilhas de um Vaqueiro no Sertão de Caicó” e a sequência didática que orienta as práticas docentes e deu suporte aos estudantes durante seu processo de aprendizagem, enriquecendo a prática pedagógica dos professores. Constatou-se que o recurso didático desenvolvido potencializa a aprendizagem de habilidades necessárias à alfabetização cartográfica e desperta o interesse, motivando os estudantes por meio da interatividade e da ludicidade proporcionadas.