AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PROPOSTA DE GUIA DIDÁTICO
Educação Geográfica; Teoria e Prática; Ensino Médio; Geomorfologia.
Esta pesquisa aborada a relação entre a aula de campo e o ensino de geografia, partindo da compreensão de que a aula de campo é uma metodologia de ensino e aprendizagem eficaz para conectar teoria e prática através do contato direto com diversos fenômenos geográficos. Além de ampliar o envolvimento e interação dos estudantes em situações concretas, e quando realizadas em contexto local, influenciam no pertencimento e valorização do território. Nesse contexto, o questionamento que norteia a pesquisa é o seguinte: “em que medida o guia didático para aula de campo constitui-se eficiente no ensino de Geografia? O produto educacional oferece orientações sobre como planejar, conduzir e avaliar uma aula de campo, além de apresentar uma proposta direcionada à primeira série do ensino médio. Essa proposta foca na compreensão das feições geomorfológicas: planalto, planície e depressão, e como elas são influenciadas, assim como influenciam as ações antrópicas. A metodologia adotada inclui revisão de literatura, pesquisa documental e sistematização de conhecimentos adquiridos na prática, por meio da pesquisa participante. Diante disso, o guia didático fortalece as práticas pedagógicas, oferecendo instrumentos e orientações acerca de como planejar, conduzir e avaliar uma aula de campo, e propicia uma integração consistente entre teoria e prática. Assim, não apenas amplia a compreensão dos fenômenos geográficos, mas também estimula a reflexão crítica dos estudantes acerca das influências das ações antrópicas sobre o território, promovendo uma educação geográfica mais consciente e transformadora.