Banca de DEFESA: JANAINA RAFIA DE BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANAINA RAFIA DE BRITO
DATA : 10/10/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Virtual Google Meet
TÍTULO:

ENSINO DE GEOGRAFIA E CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA): UMA PROPOSTA DE GUIA PRÁTICO PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Desenho Universal para a Aprendizagem. Ensino de Geografia. Ensino de Ciências. Poluição. Inclusão.


PÁGINAS: 144
RESUMO:

O aumento da diversidade de perfis cognitivos nas salas de aula do Ensino Fundamental transmite à escola o desafio de assumir práticas pedagógicas que reconheçam as múltiplas formas de aprender. É nesse contexto que o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) se apresenta como uma possibilidade de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem, devido às suas flexibilidades, que respeitam os diferentes modos de compreender e expressar o conhecimento. E, com a articulação entre Geografia e Ciências, sob o paradigma da educação inclusiva, amplia-se a compreensão sobre os diferentes aspectos a respeito dos tipos de poluição, alterando as paisagens. O presente estudo teve como objetivo desenvolver um material didático, em formato de e-book, para trabalhar os tipos de poluição, a partir do DUA, destinado aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, com características atípicas e típicas. Baseado nos princípios dessa abordagem, o trabalho propôs sequências didáticas organizadas em torno dos tipos de poluição (atmosférica, hídrica e do solo), com a utilização dos sentidos na compreensão das paisagens poluídas em atividades multissensoriais, assegurando assim o acesso e a aprendizagem dos estudantes. Metodologicamente, foi utilizada uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, estando embasada na pesquisa bibliográfica e, para a compreensão do Desenho Universal para a Aprendizagem, utilizaram-se as obras de Zerbato (2016; 2018); Sebastián-Heredero (2020); Meyer, Rose e Gordon (2021); Borges e Schmidt (2021). Para a poluição ambiental, dialogamos com Mano, Pacheco e Bonelli (2005) e Matos (2020). Na categoria paisagem, as contribuições surgem com os autores Santos (1988, 1996); Santos (2019); Nunes Filho e Salvador (2020); e Felício (2021). A interface da Geografia e a inclusão escolar deram-se a partir dos trabalhos de Roquejani (2018), Ercolin (2013) e Rocco (2016). Já na perspectiva de Geografia Escolar, nos embasamos com Filizola (2009); Castellar (2016, 2010, 2011, 2022); Cavalcanti (2010, 2019). E, para o estudo das Ciências, na perspectiva do Ensino Fundamental temos Machado e Siqueira (2020); Silva, Menezes e Siqueira (2023); e Souza (2024). Também ocorreu a pesquisa documental, que consistiu na análise de documentos oficiais, tais como Constituição Federal (1988), BNCC (2017), DCRN (2018) e dados do Ministério da Saúde (2023). Conclui-se que o material elaborado ressalta a viabilidade da integração entre o DUA, o ensino de Geografia e Ciências e a temática ambiental, favorecendo práticas inclusivas e multissensoriais. Além de promover maior engajamento e diversidade de expressão da aprendizagem, o estudo reforça a necessidade de continuidade das investigações, sobretudo no que se refere à avaliação de estratégias multissensoriais aplicadas a diferentes níveis da Educação Básica, consolidando um campo de pesquisa em expansão no ensino inclusivo de Geografia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.611.234-** - DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO - NÃO INFORMADO
Interna - ***.082.010-** - DENISE WILDNER THEVES - UFRGS
Externa ao Programa - 2370186 - FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA - UFRNExterna à Instituição - FLÁVIA SPINELLI BRAGA - UERN
Notícia cadastrada em: 01/09/2025 15:48
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