Banca de QUALIFICAÇÃO: EVÂNIA KAMILA DANTAS DE MEDEIROS ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EVÂNIA KAMILA DANTAS DE MEDEIROS ARAÚJO
DATA : 29/09/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma Virtual Google Meet
TÍTULO:

PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: GUIA DE ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS A PARTIR DA MULTISSENSORIALIDADE DA PAISAGEM.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Geografia; Inclusão; Livro didático; Paralisia Cerebral; Paisagem; Multissensorialidade.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

No contexto educacional, cada vez mais premente, a Educação Inclusiva desponta como uma pauta de relevância crescente, o que não é diferente no Ensino de Geografia. Nas últimas décadas, a educação brasileira passou por mudanças significativas, desde a ampliação do acesso escolar até a formulação de novas propostas pedagógicas, consolidadas com a Constituição Federal de 1988 e, mais recentemente, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse cenário, o ensino de Geografia enquanto componente curricular, assume papel relevante ao possibilitar a compreensão das transformações do espaço como resultado das ações humanas. Entretanto, persiste o desafio no contexto escolar de torná-lo inclusivo, sobretudo no atendimento a estudantes com paralisia cerebral. Essa dificuldade decorre da insuficiência da formação inicial docente, da sobrecarga de trabalho que compromete a gestão do tempo e de crenças limitantes acerca da capacidade de aprendizagem dos estudantes com deficiência. Tais fatores dificultam a construção de práticas que considerem suas reais necessidades e potencialidades. Diante desse quadro, a pesquisa tem como objetivo elaborar um Guia de Orientações Didáticas, concebido como produto educacional principal, reunindo práticas inclusivas que auxiliem professores de Geografia no trabalho com turmas que incluem crianças com paralisia cerebral no município de Caicó/RN. O Material produzido se fundamenta na multissensorialidade presente na categoria geográfica paisagem, visando favorecer experiências significativas de aprendizagem. A investigação adota abordagem qualitativa, estruturada em dois eixos metodológicos: a) pesquisa bibliográfica, com diálogo teórico acerca do ensino de Geografia (Cavalcanti, 2013; Callai, 2009; Vergutz e Pacífico,2022; Theves, 2023), inclusão escolar (Mendes ,2006; Mantoan, 2015; Orrú, 2017),Tecnologia assistiva (Melo, 2006; Kleina, 2012;Pelosi, 2015); livro didático (Silva e Sampaio, 2014;Callai, 2016; Copatti 2017) paralisia cerebral (Rotta, 2002; Gersh, 2007; Melo, 2008; Lima, 2010; Pinto, Gonzaga e Lourenço, 2022), paisagem (Puntel, 2006; Nunes Filho e Salvador, 2020; Castrogiovanni; Teixeira; Kunz; Barros, 2023); b) pesquisa documental, voltada à análise de marcos normativos nacionais e internacionais (Declaração de Salamanca, 1994; LDB, 1996; LBI, 2015; BNCC, 2018; DCRN, 2018, entre outros), bem como de livros didáticos utilizados na rede municipal de Caicó/RN. Como resultados parciais, constatou-se que, no campo do ensino de Geografia, ainda são escassas as produções acadêmicas voltadas à temática investigada. A análise dos livros didáticos em uso na rede municipal evidenciou que, embora constituam recurso relevante e, em muitos casos, o único disponível em sala de aula, mostram-se insuficientes para assegurar o desenvolvimento integral das habilidades previstas na BNCC. Além disso, verificou-se a ausência de um documento curricular municipal em Caicó/RN, o que fragiliza a gestão educacional, compromete a continuidade das aprendizagens e dificulta o trabalho docente. Tal lacuna reduz a valorização das identidades locais e torna o ensino menos acessível. Considerando que as crianças vivem sua espacialidade de maneira ativa e singular, é essencial que o ensino parta de referências próximas à sua realidade, o que reforça a necessidade de um currículo municipal que dialogue com o contexto vivido pelos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.611.234-** - DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO - NÃO INFORMADO
Interna - 2321176 - JULIANA FELIPE FARIAS
Externa ao Programa - 3315373 - LUZIA GUACIRA DOS SANTOS SILVA - UFRN
Notícia cadastrada em: 01/09/2025 15:48
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