Paisagens de Monte Alegre/RN: leituras e potencialidades na Geografia Escolar
Cartografia Escolar, Nordeste, Paisagem, Paradidático
O ensino de Geografia envolve relacionar o conteúdo estudado em sala de aula e o cotidiano do aluno afim de aumentar sua percepção de mundo. Assim, a Geografia é entendida como um conjunto de teorias que se une as vivências do aluno permitindo associar a teoria com seu cotidiano. A compreensão do espaço ao qual o aluno está inserido se dá também por orientação do professor, visto que ele se torna guia para a compreender a realidade. Nesse sentido, surge a necessidade de buscar materiais didáticos que os leve a conhecer e compreender o que está próximo deles. O principal objetivo dessa pesquisa consiste em desenvolver um e-book de um Atlas Geomorfológico voltado para o estudo da Geografia local da cidade de Monte Alegre, Rio Grande do Norte, que possa ser utilizado por professores da cidade para incentivar seus alunos a desenvolverem conhecimentos acerca de aspectos geográficos físicos da cidade de Monte Alegre. A presente pesquisa possui caráter qualitativo e quantitativo, onde inicialmente, ocorreu a revisão bibliográfica a partir de leituras em obras acadêmicas impressas e/ou digitais disponíveis em espaços virtuais, produzidas por Geografia escolar, ensino de Geografia, cartografia escolar, atlas escolares municipais, incluindo também obras produzidas no GEOPROF ou em outros programas de pós-graduação em Geografia, bem como autores nacionais e internacionais que abordam as temáticas físico-naturais e socioculturais. O produto final, estará disponibilizado na versão digital, em forma de pranchas que contemplam temáticas específicas da Geografia e da área de estudo. No instante em que o aluno percorrer as páginas do material didático, irá contemplar mapas, gráficos, fotografias, textos explicativos etc.