ABORDAGEM DA DIMENSÃO DE LUGAR A PARTIR DO CORDEL EM CAICÓ
Literatura de Cordel; Ensino de Geografia; Guia Didático; Lugar; Caicó.
Esta pesquisa debruçou-se sobre a relação entre a Literatura de Cordel e o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Geografia. No atual contexto do domínio das tecnologias da informação e da comunicação, o cordel se apresenta como uma forma de saber que possibilita e amplia caminhos de uma maior compreensão dos estudantes acerca dos conteúdos de Geografia. Tendo em vista tal observação, chamamos a atenção para a questão central que norteia a presente pesquisa: Quais atributos do cordel produzido por cordelistas de Caicó permitem apreender a dimensão do lugar? Com base neste questionamento norteador, tem-se como objetivo principal elaborar um guia didático para abordagem da dimensão de lugar, a partir de cordéis produzidos em Caicó. Em termos de fundamentação teórica, buscou-se uma revisão de literatura acerca dos conceitos norteadores da temática proposta, sendo eles literatura de cordel e lugar. Os procedimentos metodológicos assumidos pautaram-se, principalmente, em caminhos para a proposição de um guia didático, que tem o cordel como caminho para o ensino e aprendizagem na Geografia. Para isso, seguimos três momentos, a destacar: 1. revisão da literatura e pesquisa documental; 2. elaboração do guia didático; 3. aplicação do guia. Em termos de resultados, constatou-se que a utilização do cordel como recurso pedagógico possibilitou a articulação entre o conhecimento geográfico e a vivência cotidiana dos alunos. O conceito de lugar, nesse processo, ultrapassou os limites do bairro, ampliando-se para uma compreensão mais ampla da cidade de Caicó como espaço de vivência, pertencimento e significados. Além disso, a integração entre os momentos teóricos e as práticas favoreceu a construção de um processo formativo mais orgânico, contextualizado e prazeroso.