SEQUENCIA DIDATICA: UM GUIA PARA TRABALHAR A MOBILIDADE URBANA DA CIDADE
Educação Geográfica; Mobilidade Urbana; Acesso à Escola; Sequência Didática; Pensamento Geográfico.
A educação geográfica desempenha um papel essencial na formação dos estudantes, capacitando-os a
compreender e analisar questões ambientais e sociais contemporâneas. Este estudo investiga a relação entre
mobilidade urbana e acesso à escola, utilizando o ensino de Geografia como ferramenta para desenvolver
uma compreensão crítica das dinâmicas socioespaciais. A pesquisa será realizada na Escola de Ensino Médio
Prefeito Antônio Conserva Feitosa, em Juazeiro do Norte/CE, e parte da constatação dos desafios diários
enfrentados pelos estudantes em termos de mobilidade urbana. O objetivo central é elaborar e implementar
uma sequência didática para as aulas de Geografia, focada na exploração da relação entre mobilidade urbana
e acesso à escola. Essa proposta visa promover o desenvolvimento crítico e analítico do pensamento
geográfico dos estudantes, integrando teoria e prática para enriquecer a compreensão dos conceitos espaciais
e sociais em seu cotidiano. Espera-se que essa sequência didática ofereça ao professor de Geografia uma
ferramenta pedagógica inovadora, indo além da simples transmissão de conteúdos, incentivando o debate
sobre as desigualdades no acesso à cidade e à educação. Além disso, busca-se promover o exercício da
cidadania de forma consciente e transformadora, discutindo políticas públicas que atendam às necessidades
de mobilidade dos jovens, fortalecendo o direito à cidade e à educação.