Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o SIGAA, você concorda com a polí­tica de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito e como remover, acesse a Polí­tica de cookies. Para saber como a UFRN trata os dados, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em Ciente.

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA HOSANA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA HOSANA DA SILVA
DATA : 17/12/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do DGE
TÍTULO:

ENSINO DA GEOGRAFIA, HORTA ESCOLAR E SENSIBILIZACAO AMBIENTAL: SEQUENCIA DIDATICA E CARTILHA NOS TRILHOS DO SABER


PALAVRAS-CHAVES:

Agricultura urbana. Agroecologia. Horta Escola. Educação Ambiental. Espaço geográfico.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

Este trabalho tem como foco a análise da utilização da horta escolar como espaço pedagógico de estímulo a conscientização ambiental e como potencializador do processo de ensino e aprendizagem de competências e habilidades na Geografia, com ênfase na produção/transformação do espaço geográfico. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica; aplicado um questionário de levantamento dos conhecimentos dos professores de Geografia sobre a utilização da horta em ambiente escolar; e elaborado sequência didática e cartilha pedagógica como produtos dessa pesquisa. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, revistas e periódicos da área, possibilitando o desenvolvimento dos capítulos referentes a fundamentação teórica, bem como a laboração do questionário. O questionário semiestruturado foi aplicado com professores de Geografia de escolas públicas para identificar suas experiências com horta em ambiente escolar. Tendo como base a experiência dessa pesquisadora com a horta escolar Semear, desenvolvida na Escola Estadual Élia de Barros, no município de São Gonçalo do Amarante/RN, foi elaborado um relato de experiência com base nos seis anos em que a horta esteve ativa, de fevereiro 2018 a fevereiro 2024. Com relação aos produtos dessa pesquisa foram elaboradas três sequências didáticas voltadas para alunos do 9º ano e Ensino Médio intituladas: Horta no ambiente escolar; A agricultura e as cidades no mundo contemporâneo; A horta como lugar. Como produto será sistematizada uma cartilha intitulada “Trilhando canteiros do saber”, com base nas sequências didáticas e com atividades práticas. O intuito é que os materiais didáticos sejam disponibilizados para os professores da educação básica, e que isso os auxilie nas tarefas diárias e desenvolva nos educandos pensamento crítico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1486670 - CELSO DONIZETE LOCATEL
Interno - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Externa à Instituição - ELIZABETE RODRIGUES GURGEL DOS SANTOS - IFRN
Notícia cadastrada em: 09/12/2024 08:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao