ENSINO DA GEOGRAFIA, HORTA ESCOLAR E SENSIBILIZACAO AMBIENTAL: SEQUENCIA DIDATICA E CARTILHA NOS TRILHOS DO SABER
Agricultura urbana. Agroecologia. Horta Escola. Educação Ambiental. Espaço geográfico.
Este trabalho tem como foco a análise da utilização da horta escolar como espaço pedagógico de estímulo a conscientização ambiental e como potencializador do processo de ensino e aprendizagem de competências e habilidades na Geografia, com ênfase na produção/transformação do espaço geográfico. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica; aplicado um questionário de levantamento dos conhecimentos dos professores de Geografia sobre a utilização da horta em ambiente escolar; e elaborado sequência didática e cartilha pedagógica como produtos dessa pesquisa. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, revistas e periódicos da área, possibilitando o desenvolvimento dos capítulos referentes a fundamentação teórica, bem como a laboração do questionário. O questionário semiestruturado foi aplicado com professores de Geografia de escolas públicas para identificar suas experiências com horta em ambiente escolar. Tendo como base a experiência dessa pesquisadora com a horta escolar Semear, desenvolvida na Escola Estadual Élia de Barros, no município de São Gonçalo do Amarante/RN, foi elaborado um relato de experiência com base nos seis anos em que a horta esteve ativa, de fevereiro 2018 a fevereiro 2024. Com relação aos produtos dessa pesquisa foram elaboradas três sequências didáticas voltadas para alunos do 9º ano e Ensino Médio intituladas: Horta no ambiente escolar; A agricultura e as cidades no mundo contemporâneo; A horta como lugar. Como produto será sistematizada uma cartilha intitulada “Trilhando canteiros do saber”, com base nas sequências didáticas e com atividades práticas. O intuito é que os materiais didáticos sejam disponibilizados para os professores da educação básica, e que isso os auxilie nas tarefas diárias e desenvolva nos educandos pensamento crítico.