CONSTRUCAO DO JOGO “EXPLORADORES DE SAO GONCALO DO AMARANTE”: UMA FERRAMENTA LUDICA PARA ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA ATRAVES DA LEITURA DA PAISAGEM
Jogo Pedagógico; Exploradores de São Gonçalo do Amarante; geografia Escolar; Paisagem; Cartografia.
Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver o jogo pedagógico intitulado “Exploradores de São Gonçalo do Amarante” e analisar sua contribuição para o ensino de Geografia Escolar. O jogo é apresentado como um recurso didático com linguagem acessível, voltado especialmente para turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental – Anos Finais. Metodologicamente, o estudo foi estruturado em três etapas principais: (1) revisão bibliográfica; (2) aplicação do jogo em duas turmas de 6º ano; e (3) análise dessa aplicação com base em um roteiro de observação previamente estabelecido. A fundamentação teórica que sustenta o estudo e o desenvolvimento do jogo apoia-se em autores que discutem o conceito de paisagem e sua instrumentalização na Geografia Escolar, como Callai (2013), Castellar (2013), Cavalcanti (2013) e Dantas (2007); na alfabetização cartográfica, como Abreu (2017), Azambuja (2012) e Cunha (2023); nas teorias da Aprendizagem Significativa, com Ausubel (2003) e Moreira (2006); nas Múltiplas Inteligências, com Gardner (1994) e Antunes (2001); e na construção e utilização de jogos como linguagem pedagógica para o ensino de Geografia, conforme Araújo (2017), Breda (2018), Lunarti (2020) e Nóbrega (2019). Os resultados obtidos indicam que o jogo Exploradores de São Gonçalo do Amarante é um recurso didático eficaz para professores do Ensino Básico, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio geográfico e promovendo uma aprendizagem significativa