CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UM TABULEIRO DE JOGOS PARA O AUXÍLIO NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Jogos, Geografia, Ensino, Aprendizagem.
O trabalho que está sendo apresentado tem como objetivo criar um jogo que possa ser
utilizado nas aulas de Geografia, nas turmas do 6° ano do Ensino Fundamental II. Os
jogos possuem uma característica particular de atrair a atenção dos alunos e quebrar a
rotina da sala de aula, muitas vezes entediante na visão de alguns discentes. Para a
construção do jogo foi levada em consideração o que alunos estudam ao longo da
referida série, conteúdos e conceitos de paisagem, de lugar, as formas do relevo, entre
outros temas pertinentes. A metodologia do trabalho baseia-se nas pesquisas
bibliográficas, e na aplicação do jogo em duas turmas do 6° ano. Acreditamos que o
jogo é algo que precisa ser mais trabalhado nas salas de aula, uma prática pedagógica
que pode ajudar nos resultados obtidos em aula, além de melhorar a relação dos alunos
com a disciplina. O jogo pode ser utilizado por qualquer professor, basta o mesmo ter o
interesse em aplicá-lo, contribuindo desta maneira para um maior dinamismo das aulas.